IPCA organiza uma das maiores conferências na área da responsabilidade social

Setembro 13, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

David Crowther no IPCA para falar sobre economia circular

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) trouxe a Portugal um evento que congregou a 18ª Conferência Internacional sobre Responsabilidade Social Corporativa e a 9ª Conferência sobre Corporate Governance.



O evento foi organizado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) da Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA, em parceria com a Social Responsibility Research Network (SRRNet).

No ano passado, esta conferência teve lugar na Índia e, desde então, a organização iniciou os trabalhos para que esta conferência se realizasse em Portugal, mais concretamente, em Barcelos.

O momento mais alto desta conferência teve lugar na manhã de dia 10 de setembro, com a intervenção do Professor David Crowther, que veio ao IPCA falar sobre a economia circular, um tema que está na ordem do dia no tecido empresarial.

Sónia Monteiro, organizadora da conferência e diretora do CICF, salienta que “esta iniciativa é a maior conferência organizada no IPCA na área da responsabilidade social. Envolve muitos alunos, professores que se dedicaram de corpo e alma a este evento. Um trabalho árduo, mas gratificante que vai ser também de convivo e partilha de conhecimento”.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, refere que estes são dias de muito trabalho e discussão em prol de um tema que diz muito a todos que é o desenvolvimento sustentável e nesse sentido o CICF “dentro das linhas de investigação trouxe esta conferência a Portugal, à semelhança de outras que tem vindo a organizar, dentro da linha de investigação na contabilidade. Este ano o centro celebra 10 anos e tem vindo a afirmar-se em várias áreas, esta é uma delas”.

A conferência contou com a participação de mais de uma centena de participantes, oriundos de mais de 20 países.

O tema da conferência foi a responsabilidade social numa perspetiva pública e privada e, para tal, contou com a presença de Maria João Miranda, da Delta Cafés, de Alexandra Roeger, vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, e de Helena Gonçalves, do Gabinete do Provedor de Ética da EDP.

Realizou-se também um simposium sobre o tema “O plástico pode ser socialmente responsável?” (“Can plastic be socially responsible?”), conduzido por Helen Song Turner (Professora na “Federation University Australia”), Rita Vilke (Professora no “Lithuanian Institute of Agrarian Economics”) e Jagbir Singh Kadyan (Professor na “University of Delhi”, Índia), que proporcionou um momento de debate entre o público e oradores.

A conferência terminou com uma visita às cidades de Braga (devido à nomeação mundial pela UNESCO) e Guimarães (cidade onde nasceu Portugal). Para o ano a Conferência Internacional sobre Responsabilidade Social Corporativa realiza-se na Lituânia.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima