Isabel Carvalhais salienta que “A vitivinicultura é mais do que economia”

Novembro 25, 2020 Atualidade, Concelho, Economia, Mundo, Política

Eurodeputada enaltece a importância das ferramentas e apoios ao nível europeu para um setor que é fundamental para o desenvolvimento rural

“O vinho e a vinha são mais que um setor económico, são cultura, história e paisagem, peça indispensável na vivência de tantas e tão diversas zonas rurais europeias”. Foi com esta afirmação que Isabel Estrada Carvalhais defendeu – com a sua intervenção na Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, no âmbito da apresentação pela Comissão Europeia de uma avaliação das medidas europeias para o sector – o apoio a este sector chave da agricultura portuguesa.  



A eurodeputada portuguesa julga importante continuar a apoiar a competitividade deste setor, privilegiando a qualidade e valorização do produto, sempre promovendo a moderação no seu consumo. 

A vitivinicultura, sendo um dos setores agrícolas mais fortes a nível Europeu, é também um dos mais afetados pela pandemia. Considera, mesmo, que “este setor tem vindo a aguentar-se com grande dificuldade, muito graças à força e prestígio da sua presença em mercados externos”. Para Carvalhais “é preciso continuar a apoiar o setor neste momento difícil, assegurando a continuidade de medidas excecionais de combate à crise e a aposta nas atividades de promoção”.

Vinha portuguesa (Foto: DR)

Isabel Carvalhais defende apoios e ferramentas que promovam e respeitem a diversidade das produções e as direcionem num sentido de maior sustentabilidade ambiental. “E não nos esqueçamos do riquíssimo património genético das nossas castas, onde poderão estar escondidas, ainda, chaves para a resistência a doenças e às alterações climáticas”, acrescentou.

Fonte e foto: IEC.

O Barcelos na Hora procura estar na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores, para isso, precisa do seu apoio, este, é cada vez mais importante para o nosso desenvolvimento e crescimento, na partilha e divulgação de informação útil, clara e isenta.

Apoie o Jornal online de Barcelos na Hora, a partir de 1€

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima