João Rodrigues foi o primeiro português no “Ultra Trail Mont Blanc”, prova de 101km

Setembro 5, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

O “Ultra Trail Mont Blanc 2018” contou com a presença de três atletas dos Amigos da Montanha: João Rodrigues, Amélia Moreira e Domingos Barros.



João Rodrigues foi o primeiro português a cortar a meta na corrida CCC, de 101Km e um desnível de 6100m, na passada sexta-feira, na emblemática prova “Ultra Trail Mont Blanc”.

O atleta dos Amigos da Montanha (AM) correu a distância em 13h35m, tendo sido o 10º no seu escalão (M40) e conquistando o 53º lugar da geral de uma prova, para a qual partiram 2147 atletas e teve como finalistas 1622 corredores.

Esta é a maior prova de trail do mundo, com participação de atletas de todos os cantos do Planeta.

A prova atravessa três países – Itália, Suíça e França – ao redor do Monte Branco.

A preparação de João Rodrigues para esta prova assentou em muitas dificuldades, devido a uma lesão que só lhe permitiu começar a treinar cerca de um mês e meio antes da prova. Apesar de o ano não estar a correr como desejado, o atleta dos Amigos da Montanha tinha a prova agendada desde janeiro, preparando-se, por isso, com dias de treino intensos para atingir a melhor forma possível.

No final da prova, João Rodrigues relatou a sua dificuldade, pois decorreu constantemente acima dos 2000 metros de altitude, atingindo os 2600m na primeira subida.

“Fui sempre no limite e tendo atenção aos sinais do meu corpo. Mas estava bem e com o acumular dos quilómetros subia na classificação pois alguns atletas desistiam e conseguia ultrapassar outros. O dia era de muito frio, chuva forte e nevoeiro cerrado, mas a vontade de terminar era maior que todos os obstáculos” afirmou João Rodrigues.

Depois de ter começado em Courmayeur – Itália – às 9h00, de ter passado pela Suíça, o atleta dos Amigos da Montanha terminou a prova em Chamonix – França –  às 22h35 e “apesar de muito dorido, com uma enorme alegria e uma sensação de missão comprida”, acrescentou.

Amélia Moreira fez a corrida MCC, correndo 39,1km, com o tempo de 7h39m27, que lhe deu o 10º lugar no seu escalão e a 119ª na geral feminina. A prova contou com 875 atletas à partida, finalizando um total de 844 corredores, entre os quais sete portugueses.

Na prova TDS, Domingos Barros foi o sétimo português a cortar a meta, ao correr os 123,4Km com o tempo de 25h20m53. O atleta classificou-se na 130.ª posição do seu escalão (M40) e em 399.ª da geral, numa prova com 1799 atletas à partida e 1329 finalistas.

Fotos: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima