A equipa de Orientação Pedestre dos Amigos da Montanha participou, no passado fim de semana, no Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre e trouxe para Barcelos o título de Campeão Ibérico de Orientação, com a vitória de Jorge Silva no escalão H55.
Os melhores orientistas da Península juntaram-se em Montalegre, para um Campeonato que compreendia a participação em 3 etapas. No sábado, disputou-se a etapa de distância média, em floresta, e a etapa de Sprint, na Vila de Montalegre. No domingo, disputou-se a etapa de distância longa, novamente na floresta. Jorge Silva, no escalão H55, que entrou mal na competição, alcançando o 5.º lugar na Distância Média, viria a recuperar, vencendo o Sprint. No domingo, alcançou o 2.º lugar na etapa de Distância Longa e garantiu, dessa forma, o título de Campeão Ibérico.
Ao pódio subiu, ainda, Duarte Reis, que se classificou em 3.º lugar em H12. Rodrigo Lima, em H14, igualmente a lutar por um lugar no pódio, teve a infelicidade de falhar um controlo na última etapa.
Na mesma prova, as senhoras pontuaram para a Taça de Portugal, tendo Lucília Esteves alcançado o 3.º lugar, em Damas 55.
De realçar, ainda, a estreia de dois novos atletas. Mariana São Bento, de 13 anos, que tem vindo a fazer orientação no desporto escolar, estreou-se em provas federadas, onde demonstrou já alguma confiança, na abordagem da prova. Igualmente Afonso Cunha, de apenas 9 anos de idade, fez a estreia absoluta em provas de orientação, completando sem falhas as três etapas.
Fonte e fotos: AM.