Jornada de surpresas e chuva de golos na 2ª

Março 23, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Opinião
Luís Gonçalves

Olá, caros leitores!

As jornadas deste fim de semana do nosso futebol popular trouxeram-nos surpresas na 1ª divisão e uma chuva de golos na 2ª! Na 1ª, o empate foi o resultado mais comum, com 6 empates em 9 jogos! Alguns desses empates são “escorregadelas” surpresa! Na 2ª, para além de duas surpresas, os golos foram a palavra da ordem: 41 golos em 8 jogos, com uma equipa a folgar! São mesmo muitos golos encaixados pelos guarda-redes das equipas desta divisão!



Comecemos, então, pela 1ª divisão. O líder Leões da Serra (55 pontos) recebeu a “fortaleza defensiva” Remelhe (6º, 42 pontos) e não conseguiu ir além de um empate a…0! Surpresa nº 1! E Remelhe a passar mais um jogo com as suas redes invioláveis!

O Macieira de Rates era, à partida para esta jornada, o 2º classificado. No entanto, na difícil deslocação a Palme (7º, 34 pontos) “apenas” conseguiu um empate a 2 bolas! Desta forma, desceu para a 4ª posição, estando agora com 48 pontos. Surpresa nº 2! E escrevi “apenas” porque o Palme, desde a derrota na Silva (4-3) não mais perdeu! Ou seja, já vai em 3 jornadas sem saborear a derrota!

Carapeços é, agora, o 2º classificado, com 49 pontos. Foi uma das equipas que aproveitou melhor as “surpresas”. Recebeu e goleou, por 5-0, o “lanterna vermelha” Pedra Furada (7 pontos)!

Outra equipa que as aproveitou foi o Carvalhal (3º, 49 pontos), que recebeu e conquistou o resultado “habitual” em casa, ou seja, mais uma vitória. Desta vez, a “vítima” foi o Feitos (17º, 19 pontos), que derrotou por 2-1.

O 5º classificado, Leocadenses (46 pontos), também “escorregou”, em casa, frente ao Campo (14º, 24 pontos). O empate a 0 não deixa de ser a “surpresa nº 3”, com o Leocadenses a não aproveitar as “escorregadelas” dos seus adversários colocados mais acima.

O recém-promovido Perelhal (8º, 32 pontos) deslocou-se ao terreno do Negreiros (12º, 27 pontos) e trouxe de lá um empate a 1! No entanto, não se deve esquecer que o Negreiros tem feito uma segunda volta muito mais condicente com o seu real valor, estando em franca recuperação e, portanto, talvez este resultado dos visitantes não tenha sido muito mau para eles!

O campeão Pereira (9º, 31 pontos) deslocou-se ao difícil terreno do Fragoso (11º, 28 pontos) e não conseguiu trazer de lá a vitória desejada. O resultado final ditou um empate a 1 golo. Se olhássemos apenas para a tabela, o resultado poderia parecer “normal”. Mas não podemos esquecer que, mesmo estando a fazer uma temporada aquém do esperado, o Pereira ainda é o atual campeão e, por isso, este resultado pode mesmo ser considerado como a surpresa nº 4!

Mais um jogo, mais um empate. A equipa que fecha o top-10 da classificação, o Oliveira (29 pontos), recebeu e também empatou, a 1 golo, com o Baluganense (15º, 23 pontos). Mais uma vez, se olharmos apenas para os lugares destas duas equipas na tabela, não se pode deixar de pensar numa surpresa nº 5!

O restante jogo opôs o Cossourado (16º, 19 pontos) ao Silva (13º, 26 pontos) e ditou um 2-1 final para os da casa.

Na próxima jornada, destaco o Campo-Leões, Baluganense-Carapeços, Perelhal-Carvalhal, Macieira-Oliveira, Pereira-Leocadenses e Remelhe-Palme.



Na 2ª divisão também houve surpresas! Desde logo, a “escorregadela” do líder, que fica, por isso, à mercê do perseguidor, que tem menos um jogo.

Assim, o Sequeade (55 pontos) deslocou-se a Creixomil (16º, 17 pontos e menos 1 jogo) e não foi além de um empate a 1 bola! Surpresa nº 6! Desta forma, o líder viu o mais direto perseguidor aproximar-se. Isto porque o Fonte Coberta (3º, 46 pontos e menos 1 jogo) “folgou” esta semana. Já o Creixomil, apesar de ser o penúltimo classificado, conseguiu, num espaço de poucas semanas, “roubar” pontos aos dois primeiros classificados: Sequeade e Lijó!

Por falar em Lijó (2º, 54 pontos e menos 1 jogo), este recebeu o Lama (13º, 21 pontos) e venceu por 3-1, aproveitando para encurtar distâncias. Já o Lama, nas redes sociais, reclamou de um dos golos dos da casa, mostrando mesmo uma foto e afirmando que a bola não passou totalmente a linha de golo. Mais uma polémica para os adeptos falarem!

Num duelo de equipas de terras “abençoadas” por São Martinho (Galegos e Vila Frescaínha), o 4º classificado (40 pontos), Juventude de São Martinho, visitou o Ceramistas (12º, 23 pontos e menos 1 jogo) e “arrancou” de lá uma vitória bem suada. E digo “arrancou” porque 4-5 foi o resultado final! Um jogo de 9 golos para animar a malta!

O Paradela (5º, 39 pontos e menos 1 jogo) marcou o mesmo número de golos do São Martinho (5) mas não sofreu nenhum! Foi ao terreno do Estrelas (14º, 20 pontos) golear os da casa, por 0-5! Os “Moinhos” estão a girar bem nesta segunda volta!

O Aborim (6º, 35 pontos) recebeu o Águias São Mamede (8º, 31 pontos e menos 1 jogo). O resultado final ditou uma vitória para os forasteiros, por uns incríveis 3-4! Mais 7 golos! Apesar da proximidade na classificação, esta vitória dos visitantes não deixa de ser, para mim, a surpresa nº 7!

Na próxima semana, destaco o “jogo grande” Sequeade-Lijó (vamos ver se há ultrapassagem ou se há distanciamento), o Fonte Coberta-Estrelas, São Martinho-Chorente e Paradela-Aborim.

Entretanto, realizou-se o sorteio das meias-finais da Taça Cidade de Barcelos, a disputar no dia 25 de abril, e que ditou um Oliveira-Carapeços e um Lijó-Remelhe.

Bem, por esta semana é tudo. E penso que já não é pouco!

Uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!

Por: Luís Gonçalves*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima