José Manuel Fernandes defende que “Formação guia aposta na reindustrialização

Abril 27, 2019 Atualidade, Mundo, Política

O Eurodeputado José Manuel Fernandes aponta a formação profissional como um fator de importância crescente para o sucesso de uma aposta estratégica na reindustrialização, no contexto do aprofundamento da globalização e da competitividade da economia.



Num encontro com jovens formandos da Triformis Técnica, em Braga, José Manuel Fernandes alertou para a necessidade gradual de jovens e adultos melhorarem competências, admitindo a adaptação de currículos educativos e formativos face à evolução tecnológica dos sectores produtivos.

“A União Europeia tem assegurado grandes recursos para a formação profissional, investigação e inovação, requalificação de trabalhadores e desempregados, o que constitui um apoio imprescindível para a inclusão e para que ninguém fique para trás neste processo de desenvolvimento e progresso”, assumiu o Eurodeputado.

Intervindo numa sessão integrada no ciclo de conferências “Somos Europa”, José Manuel Fernandes defendeu o “investimento” na promoção da literacia digital e requalificação profissional, particularmente através de programas específicos de formação e de aprendizagem ao longo da vida, vocacionados para a aquisição de competências nestas áreas.

“A modernização da nossa economia e a aposta na reindustrialização, seja regional ou nacional, têm necessariamente de ser estruturadas à escala da competitividade global, com vista à criação de mais e melhores empregos, em especial para as novas gerações”, sustentou.

Para isso, o Eurodeputado e recandidato ao Parlamento Europeu pelo PSD avançou que “é fundamental privilegiar investimentos na área da inovação, do mercado digital e das tecnologias com aplicação empresarial, bem como os investimentos amigos do ambiente”.

José Manuel Fernandes – que participou também num debate sobre a cooperação europeia na Escola Secundária de Felgueiras – partilhou a experiência de deputado ao Parlamento Europeu. E aproveitou para sensibilizar os jovens para a importância da União Europeia na defesa e promoção de valores fundamentais, desde a paz à liberdade e democracia, a par da dignidade humana, dos direitos sociais e do ambiente.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima