José Novais questiona executivo camarário sobre medidas de combate à COVID-19

Setembro 2, 2020 Atualidade, Concelho, Mundo, Política, Saúde

O vereador social-democrata da Câmara Municipal de Barcelos, José Novais, entregou um requerimento ao Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, no sentido de ter informações sobre o Grupo Operativo Municipal COVID-19, o Plano de Emergência de Proteção Civil, o Centro de Testes COVID, a entrega de máscaras comunitárias à população, higienização de espaços públicos e afetação de pavilhões como retaguarda hospitalar e social.



O referido vereador fez chegar às redações o requerimento em causa, que transcrevemos na íntegra a seguir:

«Ex.mo Senhor

Presidente da Câmara Municipal de Barcelos,

Assunto: Medidas sanitárias municipais para combate à COVID-19

O “Plano de Contingência – Infeção por coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19)” foi aprovado na reunião extraordinária da Câmara no dia 11 de março de 2020.

Após essa data, o Sr. Presidente da Câmara tomou decisões que mereceram a concordância do Executivo Municipal e dos Partidos, e a Oposição apresentou Propostas, Sugestões e Recomendações, algumas das quais foram consideradas pelo Executivo.

O Plano de Contingência estabeleceu a constituição de um Grupo Operativo Municipal COVID-19, constituído por: “Presidente da Câmara, Vereadora do Pelouro da Saúde, Chefes das Unidades Orgânicas do Município, Diretor dos Agrupamentos de Escolas, Coordenador do Grupo Operativo Municipal (GOM), 1 Representante do Centro de Saúde e 1 Técnico do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas”…

Por outro lado, o surto da pandemia da COVID-19 continua ativo no País e no Concelho.

Assim, perante o exposto e passados quase seis meses da aprovação do Plano de Contingência, venho solicitar a V. Exa. a seguinte informação:

1 – O Grupo Operativo Municipal COVID-19 encontra-se operacional e em funcionamento? Qual é a identificação dos seus Membros?

2 – O Plano de Emergência de Proteção Civil que foi ativado pela Comissão Municipal de Proteção Civil na reunião de 27 de março 2020 continua ativado? Ou foi desativado e, nesse caso, quando?

3 – O Centro de Testes COVID instalado no Quartel dos Bombeiros de Barcelinhos está em funcionamento? Em caso contrário, quando foi desativado? O executivo considera retomar a atividade do Centro de Testes?

4 – Na reunião da Câmara do dia 15 de maio foi aprovada a distribuição gratuita de máscaras comunitárias à população barcelense, já foram todas distribuídas?

5 – A Câmara vai continuar a efetuar a higienização de espaços públicos na Cidade e no Concelho?

6 – Os Pavilhões Municipais continuam afetos a missões de retaguarda hospitalar e social?

Atenciosamente,

O Vereador Municipal

José Santos Novais»

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Seguimos Líderes

Bem-haja, caros leitores do Barcelos na Hora. Desta feita, não facilitámos minimamente
Ir Para Cima