JSD Barcelos preocupada com estado atual da Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos

Fevereiro 18, 2020 Atualidade, Concelho, Mundo, Política

A Juventude Social Democrata (JSD) de Barcelos enviou às redações uma nota de imprensa sobre a Urgência Pediátrica do Hospital de Santa Maria Maior, EPE, de Barcelos.



Tendo por base uma notícia do Jornal de Barcelos, a estrutura jovem demonstra preocupação com o “envelhecimento” da equipa e “a falta de contratação de novos médicos especialistas”. Ainda de acordo com essa notícia, salienta que Joaquim Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do Hospital, depois da reforma de dois especialistas, “não viu a atribuição de novos pediatras após solicitação ao Ministério da Saúde”.

Aludindo a uma declaração do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, aquando de uma iniciativa do PSD Barcelos, a JSD salienta que a “atitude de passividade dos barcelenses em geral leva a que o Governo não faça os devidos investimentos no nosso hospital e respetivos serviços com grave prejuízo para a população”.

Por fim, demonstrando preocupação para com aquilo que considera ser uma possibilidade de encerramento do serviço de urgência pediátrica e, perante isso, deixa o alerta a todos “os barcelenses para a questão, que poderá levar ao fecho da urgência no período noturno e pede sensibilidade à administração do hospital para a resolução desta situação”.

Leia, na íntegra, a nota da estrutura jovem do PSD Barcelos:

«A JSD Barcelos manifesta preocupação com o estado atual da Urgência Pediátrica do hospital de Santa Maria Maior, E.P.E., de Barcelos. O Hospital tem como área de influência a população do concelho de Barcelos e ainda um elevado número de utentes a residir no concelho de Esposende, num total de cerca 150.000 habitantes e tem como hospital de referência o Hospital de Braga. 

Atualmente, o Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria Maior conta com cerca de oito pediatras sendo que, consequência do envelhecimento desta equipa e a falta de contratação de novos médicos especialistas, apenas quatro destes se encontram a exercer funções na Urgência Pediátrica deste Hospital e os restantes a efetuar consulta externa e internamento.

Numa notícia a 15 de janeiro de 2020, por Zita Fonseca, no Jornal de Barcelos, releva-se o facto de a urgência pediátrica ser assegurada nos 7 dias da semana 24/24h por apenas quatro especialistas sob pena de dois destes já se encontrarem na idade de poderem pedir dispensa parcial ou total do serviço. De salientar que os médicos podem pedir dispensa de fazer urgência noturna ou total aos 50 e 55 anos, respetivamente.

Nessa notícia, Joaquim Barbosa, presidente do conselho de administração do HSMM, reconhece a importância de rejuvenescer esta equipa que desde 2012, após a reforma de dois especialistas, não viu a atribuição de novos pediatras após solicitação ao ministério da saúde.

A questão de falta de recursos humanos já é antiga e era previsível que chegada esta altura, este problema surgisse.  Como tal, deveria isto ter sido previsto e deveria ter-se atuado para que não chegasse a este ponto. Na última vinda do bastonário da ordem dos médicos a Barcelos, Dr. Miguel Guimarães referiu que se a população e os órgãos responsáveis, nomeadamente os políticos, não fizerem o seu trabalho de reivindicação, estas questões não serão devidamente acauteladas no tempo e junto das entidades responsáveis, nomeadamente, no Ministério da Saúde. Esta atitude de passividade dos barcelenses em geral, leva a que o Governo não faça os devidos investimentos no nosso hospital e respetivos serviços com grave prejuízo para a população.

O Hospital de Barcelos tem perdido valências ao longo do tempo, depois do encerramento da maternidade sem nada receber em troca, encontra-se agora na eminência de perder o serviço de urgência pediátrica que recebe diariamente um grande número de pacientes vindos do concelho de Barcelos e arredores. Perante os factos, a JSD Barcelos alerta todos os barcelenses para a questão, que poderá levar ao fecho da urgência no período noturno e pede sensibilidade à administração do hospital para a resolução desta situação.

A Comissão Política da JSD Barcelos.»

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima