JSD Barcelos reivindica residência universitária para os alunos do IPCA

Outubro 15, 2020 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo, Política

Iniciativa resulta da visita do Primeiro-Ministro ao estabelecimento de ensino superior barcelense

A JSD Barcelos colocou, na manhã de dia 13 de outubro, aquando da visita do Primeiro-Ministro ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para a abertura oficial do ano letivo, algumas faixas nas entradas da cidade de Barcelos, por forma a demonstrar o seu descontentamento face às políticas seguidas pelo governo de António Costa, ao mesmo tempo que se associa a uma reivindicação antiga dos estudantes do IPCA.



No passado dia 6 de outubro, a JSD Barcelos e a JSD Distrital de Braga reuniram com a Associação Académica do IPCA, onde foram abordados diversos temas, entre os quais, a falta de camas com condições dignas e a preços justos de mercado, que demonstraram ser algumas das lacunas apontadas face às condições oferecidas aos estudantes, especialmente ao mais carenciados.

Por outro lado, “foram reportados casos de subfaturação da renda dos quartos, o que causa problemas aos bolseiros pois não conseguem fazer prova do valor real da renda pago ao senhorio, ou então, de casas que são reconvertidas de forma a criar mais quartos, originando assim maior fonte de rendimento devido ao aluguer ser cobrado por quarto, proporcionando menos condições aos estudantes”, refere a estrutura jovem do PSD em nota enviada às redações.

“Nesse sentido, esta iniciativa visou alertar para esses mesmos problemas. O IPCA é o único instituto politécnico do país sem residência universitária e sabemos que é preciso corrigir o problema; esperamos que as autoridades competentes agilizem o processo de modo a diminuir, a curto prazo, as assimetrias existentes entre os estudantes”, salienta.

“Além do problema evidenciado pela AAIPCA, o nosso governo anunciou 2500 novas camas prometidas para o ano letivo 2020/2021, sendo que apenas foram disponibilizadas 64. Os estudantes não querem, não precisam, nem aguentam mais mentiras, a JSD Barcelos exige a concretização das promessas e dos anúncios de novas camas”, afirma a estrutura.

Foto: JSD-B.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima