Livros sobre exilados políticos apresentados na Biblioteca Municipal

Novembro 22, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Realiza-se no próximo sábado, 24 de novembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos, a apresentação dos livros “Exílios1” e “Exílios2”, que relatam testemunhos de exilados políticos portugueses na Europa entre 1961 e 1974.



Os livros contam memórias e recordações de um passado de perseguição e exílio e pretendem dar a conhecer as vivências dos exilados e desertores portugueses. Falam das dificuldades, dos momentos dolorosos e dos momentos felizes, da festa, da revolta, do medo, e da saudade de uma pátria triste e violenta.

Vão ser apresentados por Fernando Cardoso, José Dias e José Luís Torres e procuram contribuir para a libertação da memória e para relançar a discussão pública sobre estes assuntos.

A publicação do livro “Exílios1”, de memórias de antigos camaradas e amigos, veio catalisar as vontades de quem pensava que as suas histórias não tinham valor e não eram contributos para a história do tempo presente, mas apenas coisas pessoais das quais raramente se falava.

Assim, surgiu o livro “Exílios2”, com 29 testemunhos de mulheres e homens, de exílios diversos, de vidas interrompidas, de vidas reencontradas e de percursos acidentados. São testemunhos fortes e transparentes para que não se esqueça que, em Portugal, a guerra colonial, a perseguição e o exílio existiram.

Fonte e foto: CMB.

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima