
Olá, amigos leitores!
Mais uma jornada, mais emoções fortes no nosso futebol popular, com mexidas no topo da classificação.
Nesta jornada, houve 4 vitórias caseiras, 4 forasteiras e um empate. Senão vejamos:
Os Leões não cederam terreno, no jogo da jornada! Brilhantemente, foram vencer a Vilar do Monte, o Leocadenses, outro candidato ao título, por 1-3! Sendo assim, o Leões da Serra mantém-se firme na liderança, com 39 pontos. O Leocadenses baixou ao 4º lugar, com 31 pontos. Está, agora, a 8 pontos do líder.
O 2º lugar é ocupado pelo Macieira, com 35 pontos. Nesta jornada teve uma deslocação complicada. Venceu, pela diferença mínima de 0-1, frente ao Feitos (11º, 18 pontos) e continua, assim, na perseguição aos Leões, mantendo os 4 pontos de desvantagem.
Quem deu um salto para o 3º lugar foi o Carvalhal (32 pontos), aproveitando-se da derrota do Leocadenses. Venceu o Oliveira (13º, 17 pontos e menos um jogo), por 4-1. Carvalhal que, a par dos Leões, é a segunda melhor defesa, com 13 golos sofridos.
O Carapeços também subiu na tabela. Está em 4º lugar, a par do Leocadenses, com 31 pontos. Foi a Negreiros (17º, 13 pontos e menos um jogo) vencer por 0-2.
Os sextos classificados empataram a zero. Falo-vos do Pereira e Remelhe. Com este resultado, o campeão e Remelhe ficam a treze pontos do Leões e mais longe do tão almejado título! Remelhe é a melhor defesa, com apenas 11 golos sofridos! É o que se pode chamar de uma defesa de “betão”!
A partir do 8º lugar, a disputa será para a fuga à despromoção. É ocupado pelo Silva (21 pontos), que venceu o Pedra Furada (18º, 5 pontos) por uns expressivos 5-1.
O Perelhal (9º, 20 pontos) faz de sua casa uma fortaleza e nesta jornada conquistou mais uma vitória, vencendo o Baluganense (13º, 17 pontos), por 2-0.
Quem conquistou uma vitória importantíssima foi o Palme, vencendo fora de portas o Fragoso (15º, 15 pontos) por 1-2, um adversário direto pela fuga à despromoção, ficando, assim, em 10º, com 19 pontos.
Outra vitória importante foi conquistada pelos homens de Salvador do Campo, que venceram em casa o também aflito Cossourado, por 1-0. Sendo assim, o Campo subiu a 11º, com 18 pontos, e o Cossourado mantém o 16º, com 14 pontos.
Tudo muito equilibrado quanto ao título, bem como à fuga à divisão secundária!
Na próxima jornada, a última desta primeira volta, esperam-se grandes jogos. Desde logo o Leões-Pereira, Macieira-Perelhal, Carapeços-Carvalhal…sem dúvida, jogos a não perder! Na luta pela não descida destaco o Cossourado-Negreiros e o Oliveira-Fragoso.
Na segunda divisão, o líder Sequeade (38 pontos) não vacilou! Recebeu e venceu o Carvalhas (16º, 9 pontos) por 3-0. Sequeade, com 43 golos, é o melhor ataque e, com apenas 9 golos sofridos, é também a melhor defesa!
Na perseguição implacável está o Lijó (2º, 37 pontos), que recebeu e venceu o Águas Santas (12º, 16 pontos), por 3-1.
Num dos jogos grandes desta jornada, o Fonte Coberta (3º, 29 pontos) desperdiçou 3 pontos em casa, perdendo com um candidato, o Chorente (6º, 28 pontos), por2-3!
O Aborim (3º, 29 pontos) também tropeçou, tendo ido empatar a 2 a Cristelo (11º, 17 pontos).
Já o São Martinho (5º, 28 pontos) voltou a perder, mas desta feita em Milhazes (10º, 18 pontos), por 3-1!
Tudo em aberto quanto à subida de divisão, sendo que Sequeade e Lijó começam a distanciar-se dos restantes adversários. Será uma luta intensa até ao final!
Por falar em final, a próxima jornada será a última da primeira volta. Destaco o São Mamede-Sequeade, Ceramistas-Lijó, Chorente-Creixomil e o “jogo grande” São Martinho-Fonte Coberta!
Por esta semana é tudo!
Votos de uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!
Por: Luís Gonçalves*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)