Ao final da tarde de hoje, no Auditório Engº. António Tavares – Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve à conversa com os investigadores do IPCA.
A presença do Ministro no IPCA teve por objetivo “contribuir para a discussão da estratégia de capacitação científica dos politécnicos, no âmbito do programa em curso de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos”. Teve, ainda, como objetivo “envolver as comunidades científicas num debate aberto e orientado para garantir a melhoria de todos os instrumentos institucionais e legais para o reforço da investigação científica e das condições para o seu desenvolvimento, incluindo a diversificação de instrumentos de apoio público e uma adequada corresponsabilização das instituições”, segundo fonte do Ministério.
O Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos, em curso desde 2016, desenvolve-se em cinco eixos programáticos:
- Incentivar atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) baseadas na experiência;
- Reforçar a oferta de formações especializadas de curta duração;
- Fomentar a melhoria do desempenho e da qualidade da despesa pública, designadamente fomentando consórcios e a partilha de recursos;
- Estimular uma rede de Cidades e Regiões com Conhecimento;
- Alargar a base social do conhecimento e a sua especialização progressiva em temáticas com forte apropriação territorial.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, enalteceu a vinda do Ministro ao IPCA, num período crucial para a definição da estratégia da investigação no sistema Politécnico, sendo este também um momento particular para o IPCA, que acabou de aprovar o Plano Estratégico para 2021 com uma clara aposta na capacitação e melhoria da investigação aplicada.
Fonte: IPCA.