Maria Francisca Costa, do Basquete de Barcelos, convocada para duas seleções nacionais jovens

Junho 20, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Educação, Mundo

O leitor poderá pensar que algo não está bem no título, pois como se pode, sem se ter o dom da omnipresença, ser convocado para duas seleções? No entanto, isso é possível e aconteceu a uma jovem barcelense, da formação do Basquete Clube de Barcelos (BCB).



Falamos de Maria Francisca Costa, “Kika” para os amigos e para o BCB, que foi convocada para os trabalhos das seleções nacionais femininas de sub-14 e de sub-15.

O trajeto desta jovem atleta no basquetebol é ainda muito curto. No entanto, é já recheado de muitos momentos de sucesso, quer dela, quer da sua equipa de Sub-14 do BCB, que venceu, recentemente, a Taça do Minho e ficou em 3º lugar na final four distrital.

Uma amiga de escola convidou “Kika”, em dezembro de 2016, para experimentar a modalidade. Fez o seu primeiro jogo a 14 de janeiro de 2017 e nunca mais parou de ser convocada. Desde então, não falha aos três treinos semanais, aos jogos e aos torneios. Está sempre presente e, saliente-se, é aluna de quadro de excelência na Escola Secundária de Barcelinhos.

A número 5 das Sub-14 passou para o segundo ano no mesmo escalão. Em dezembro de 2017, com apenas um ano de basquetebol, o selecionador distrital convocou-a para observação. Na interrupção letiva do Carnaval voltou a treinar com a seleção distrital e, na interrupção de Páscoa, participou na Festa do Basquetebol Juvenil, em Albufeira, representando a Seleção Distrital de Braga.

Obviamente que o mérito e a força de vontade são de “Kika”, mas há que repartir com a sua família, sempre presente a apoiar, e com a sua treinadora deste último ano, Tânia Gomes, que levou, como referido, a equipa a vencer a Taça do Minho e a entrar na final four distrital.

Como recompensa por tudo o que tem feito na modalidade, “Kika” foi convocada para a Seleção Nacional de Sub-15, que, de 22 a 24 de junho, trabalhará em Lisboa (Cruz Quebrada). De lá, segue para a Seleção Nacional de Sub-14, que inicia o seu estágio a 24 de junho, trabalhando em Sesimbra até dia 28 deste mês. Como a própria refere, as suas “conquistas” não são “só fruto do trabalho”, “é paixão mesmo”.

Esta é uma oportunidade “de ouro” para esta jovem atleta barcelense trabalhar com as melhores, e com a grande treinadora da Seleção Nacional, Mariyana Kostourkova. Com Maria Francisca Costa, do nosso Basquete Clube de Barcelos, estarão Ana Barreto (Quinta dos Lombos), Andreia Lopes (UFC Tortosendo), Beatriz Santos (ACD Ferragudo), Daria Zekhel (APAIS Mafra), Filipa Barros (Guifões SC), Gabriela Falcão (SC Figueirense), Inês Vieira (Quinta dos Lombos), Joice Sebastião (Olivais FC), Laura Conceição (Algés), Leonor Dias (SC Maria da Fonte), Mafalda Pereira (SC Coimbrões), Margarida Correia (SL Benfica), Margarida Menezes (Olivais FC), Margarida Oliveira (Carnide Clube), Maria do Carmo Cruz (Beja BC), Maria Leonor Simão (UFC Tortosendo) e Sara Silva (SL Benfica).

A convocatória de Maria Francisca Costa, a juntar aos êxitos recentes, não só das suas equipas, como de jovens que por elas passaram, vêm demonstrar que a formação do Basquete Clube de Barcelos está no bom caminho, augurando um bom futuro para a equipa barcelense, auspiciando-se que volte a “frequentar” os palcos maiores do nosso basquetebol profissional. O futuro ditará o que poderá acontecer, sendo certo que ele – o futuro – a estes jovens pertence.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Atualização

Por motivos técnicos, este jornal não noticiou a 1ª jornada da Série

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima