
Bem-haja Barcelenses e caros leitores do Barcelos na Hora.
AÍ está o regresso do Campeonato Nacional de Futebol!!!
Para o meu Sporting Clube de Portugal, o final da época passada até foi bem positivo, em ascensão exibicional e de resultados (inclusive com a conquista da Taça de Portugal no final da época). Eis que a nova época desportiva começa de uma forma, pouco ou nada, condizente com aquilo que eu realmente esperava do meu Sporting 2019/20!
Desde o início, da pré-época que os presságios não eram nada bons! Não vencemos um único jogo de pré-época! E na final da Supertaça, foi o descalabro que se viu!
O nosso Presidente afirmou, nessa altura, que não era preocupante! Para mim, não era preocupante se estivéssemos a construir uma equipa quase nova! Mas este ano, não é essa a realidade! Não saiu praticamente ninguém do 11 base da época passada (ainda por cima, mesmo com tanta “telenovela”, mantivemos, pelo menos para já, o nosso melhor jogador: Bruno Fernandes), ainda gastámos uns 20/25 milhões para reforçar a equipa, para a tornar mais forte, mais capaz e eis que, para “mal dos nossos pecados”, a equipa joga bem pior, do que da forma que terminou a época passada!!!

Sim, porque não estou a falar só de que ainda não ganhámos um jogo nesta nova época! Mas sim, que jogo após jogo, a equipa tem demonstrado incapacidade defensiva, uma gritante incapacidade de recuperação no terreno de jogo e pouca, ou nenhuma, capacidade de pressão sobre os adversários. São constantes as falhas de marcação sobre os jogadores do meio-campo adversário. Aliada a estas incapacidades, é a distância em que jogam os nossos três sectores!!! Certos jogadores, como os extremos, passam grande parte do jogo encostados à linha, quase sem raio de ação! E o desaproveitamento de Bas Dost, que não é minimamente um construtor de jogo, mas obviamente, um jogador de área, um finalizador nato!!!!!
Isto sim, mais que os resultados, no meu ponto de vista, é já bem visível, e preocupante, nesta nova época 2019/20 do nosso Sporting Clube de Portugal!
Assim sendo, iniciámos o Campeonato Nacional com um empate no Funchal!
SC Marítimo 1-1 Sporting Clube de Portugal
Num terreno até tradicionalmente difícil para conquistarmos os 3 pontos, do mal o menos, conseguimos 1, pois a exibição não foi, de todo, merecedora de mais!
A “procissão ainda vai no adro”, mas precisamos, devemos, e temos plantel para fazer muito mais e melhor!!!!
O nosso Gil Vicente, neste regresso 13 anos depois (depois de tanta injustiça descabida), entrou logo, novamente, para a História! Estádio Cidade de Barcelos com quase 11 mil espectadores, colmatado com uma vitória sobre o FC Porto! Um regresso mais que perfeito! Agora que seja para continuar com este querer, esta vontade e esta dedicação, para nos mantermos, muitos e bons anos, entre os grandes do Futebol Português!
Já agora, havia muitos Gilistas/Portistas no estádio…assim como há de outros clubes, como eu sou Gilista/Sportinguista, e isso deve-se respeitar à mesma!
Não vamos é ser antis!!! Mesmo que sejam adeptos/simpatizantes de um clube dos “ditos grandes”, não deixem nunca de apoiar o clube da nossa terra!!! Somos Barcelenses, devemos ter orgulho nisso, na nossa Cidade, no nosso Gil Vicente, que muitas alegrias (tenho a plena convicção) nos irá dar nesta época do regresso, mais que merecido, ao principal escalão do Futebol Português!
Força Gil Vicente!!!!
O nosso OCB, que representa dignamente a nossa Cidade (inclusive por esse Mundo fora), este ano, ainda não começou o seu campeonato, também merece e precisa do apoio de todos os Barcelenses, para todos juntos, construirmos uma época de sucessos e conquistas!!!
Força OCB!!!
Desporto é Vida! Viva o Desporto com Respeito e Fair-Play!
Por: Ricardo Moreira*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)