Em ato eleitoral decorrido no último sábado, a lista encabeçada pelo psicólogo barcelense Miguel Durães saiu vencedora, eleita por unanimidade e sem votos nulos ou brancos. Era a única lista (re)candidata a mais um mandato para o próximo quadriénio 2017-2021.
O Barcelos na Hora contactou o – de novo – e recém-eleito Presidente da Direção da RECOVERY IPSS, Miguel Durães, que acedeu responder, por escrito, a três questões que lhe endereçámos.
1 – Que balanço faz do último mandato?
MD – Fazemos um balanço positivo deste último mandato. Consolidámos a Unidade que temos de apoio a Adultos, contratualizada com os organismos competentes do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Assinámos os primeiros contratos-programa com o Governo da República Portuguesa, de duas Unidades de Cuidados Continuados Integrados na Saúde Mental para a Infância e Adolescência, instaladas em Barcelos. Aumentámos a assistência a um número maior de agregados familiares em situação de desvantagem social e aumentámos, de igual modo, o apoio na saúde e a nível social a pessoas portadoras de doença mental grave. Assinámos, também, acordos com universidades, outras IPSS, “organismos vivos” da sociedade e mais de 30 Empresas. E participámos, ativamente, na defesa e reivindicação dos direitos destas pessoas em muitas iniciativas e organismos locais, nacionais e internacionais.
2 – Tem uma explicação para o facto de haver apenas uma lista, a sua, candidata à Direção desta IPSS, neste ato eleitoral?
MD – Creio que é apenas por reconhecimento da dedicação e do trabalho que temos desenvolvido. As pessoas sabem que onde estou, estou pelas razões certas e sabem que os nossos órgãos sociais são compostos por pessoas que primam pela credibilidade, transparência e entrega à causa.
3 – Que expectativas têm para este novo mandato, para estes próximos quatro anos?
MD – Esperamos consolidar as nossas novas Unidades de Cuidados Continuados Integrados e apoiar o máximo de pessoas possível! Tudo faremos para continuar a melhorar a qualidade da prestação dos cuidados que prestamos a quem mais precisa. Brevemente, haverá também outras novidades que, esperemos, possam colocar Barcelos no Mapa pelas melhores razões.
Foto: MD.