Misericórdia de Barcelos homenageou Nossa Senhora

Maio 18, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura

As comemorações dos 519 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) prosseguem, este fim-de-semana, com um concerto sacro de temática mariana e uma caminhada solidária.



Esta sexta-feira, o ensemble vocal Moços do Coro protagonizou, na Igreja da Misericórdia, o concerto “Reflexos do Olhar de Maria”, como forma de honrar Nossa Senhora da Misericórdia.

No serão musical, a assistência pôde acompanhar Maria, tal como Ela assistiu o Seu Filho, com obras de épocas distintas e diferentes compositores – de Giovanni Pierluigi Palestrina, passando por Anton Bruckner, até Paulo Banaco –, selecionadas a preceito, para representar cada momento.

“No mês de Maria, dificilmente teríamos melhor opção do que esta atuação inédita em Barcelos do ensemble Moços do Coro”, considerou o provedor da Misericórdia de Barcelos. Nuno Reis acrescentou, logo depois, que “é importante que a Santa Casa assuma, cada vez mais, uma vertente de promoção da cultura e não é todos os dias que se traz ao nosso concelho um concerto de música sacra com a qualidade daquele a que tivemos oportunidade de assistir”.

O programa comemorativo dos 519 anos da SCMB não se limita ao mês de maio. Depois de terem iniciado em abril, as iniciativas prosseguirão ao longo de todo o ano. O provedor da instituição, Nuno Reis, sublinha que se trata de um “programa vasto, diversificado e relacionado com as várias vertentes de atuação da Misericórdia de Barcelos, da Infância à Terceira Idade, passando pela Saúde, pelo Culto, pela Cultura, pela Ação Social e pela Formação”.

“Caminhar pelas Obras de Misericórdia”

Entretanto, este domingo, mais de 350 pessoas participam na Caminhada Solidária alusiva às sete obras corporais de Misericórdia e que assinala, também, o Dia da Família (Valência de Infância). Para isso, ao longo de um percurso de cerca de sete quilómetros – entre a Igreja da Misericórdia e o Jardim Velho –, constam igualmente sete paragens, cada uma delas com representação de uma obra corporal.

A inscrição é gratuita, mas os participantes são convidados a entregar um bem alimentar, para ajudar a “dar de comer a quem tem fome”. O evento tem início às 9h30 e conta com o apoio dos Amigos da Montanha.

Fonte e fotos: SCMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima