Montessori – Uma metodologia única

Outubro 1, 2022 Atualidade, Concelho, Educação

Ana Almeida licenciada em Educação de Infância e com experiência em vários contextos escolares e Marta Lopes  licenciada em sociologia que dedica o seu trabalho à prevenção e combate do fenómeno da Violência Doméstica são as convidadas do mês de novembro a escrever no Espaço Intensify World.

Porque é que a metodologia Montessori é única

A metodologia Montessori não se circunscreve às crianças nem ao domínio da Educação. É muito mais! É uma pedagogia de base científica que abraça todas as esferas da vida de quem a pratica. Montessori vive-se na escola, em casa e também necessariamente na comunidade, uma vez que o impacto da formação cognitiva e social da criança, enquanto “…a fonte e a chave para os enigmas da humanidade” (in Educação e Paz) tem repercussões nas suas escolhas, nas suas ações e interações e, consequentemente, nas pessoas com quem ela se cruza e nos ambientes que a rodeiam.

Ao promover o desenvolvimento de competências inatas das crianças de forma livre, com: um adulto preparado que facilita e encoraja sem interferir nos interesses e tempos de aprendizagem de cada criança; num ambiente preparado ajustado às necessidadesespecíficas para cada faixa etária, bonito, minimalista, organizado, promotor de autonomia e centrado na cooperação; com recurso a materiais Montessori diferenciadores com objetivos muito específicos de aprendizagem que permitem a autocorreção; a metodologia Montessori consegue colocar a criança no centro e com isso dar-lhe, de forma consistente, a perceção de respeito pessoal absoluto e, consequentemente, a vontade de se esforçar, trabalhar e aprender mais!

Porque lhe é permitido trabalhar enquanto brinca, porque lhe é permitido o movimento, porque lhe é dada voz, porque é convidada a aprender através da sua própria experiência… a criança tende a desenvolver o pensamento critico, a autonomia, a noção de responsabilidade, a noção de direitos e deveres, seus e dos outros, de forma tão natural quanto entusiasta!

Como nasceu a Associação Montessori de Barcelos

A Associação Montessori de Barcelos nasceu de uma paixão antiga, ainda na faculdade, da sua presidente – Ana Almeida. Licenciada em Educação de Infância e com experiência em vários contextos escolares, com diferentes idades, decidiu aumentar e direcionar a sua formação profissional para a metodologia Montessori. Rapidamente se apaixonou pela única metodologia de base científica… aque leva a que o adulto, antes de observar a criança, faça um trabalho interno intenso e interminável. É necessário que seja feito um caminho profundo no autoconhecimento para que, dessa forma, o adulto possa ver a essência da criança, livre de julgamentos ou preconceitos; para que se chegue ao “patamar” simbólico e necessário de adulto preparado (de acordo com Maria Montessori).

Neste caminho, de (trans)formação profissional e pessoal, nasceu a Associação Montessori de Barcelos – AMB não só para dar a conhecer a toda a comunidade uma outra forma de ver a infância, mas também para dar resposta a todos os pais, mães e encarregados/as de educação que procuram um caminho respeitador para as suas crianças na educação, e também para que se sintam envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento integral.  

Os seguintes passos da AMB, foram partilhados pela Marta Lopes – Socióloga – que dedica o seu trabalho à prevenção e combate do fenómeno da Violência Doméstica, cujas dinâmicas impactam necessariamente as crianças que crescem nestes contextos, mas acima de tudo – Mãe – que procura o melhor para a sua filha e acredita que a forma cultural de educar está desajustada face à realidade.

Ambas comungam da mesma premissa: de que a mudança por um mundo melhor pode e deve começar em cada um de nós (adultos); pode e deve começar naquilo que lhes transmitimos (aos/às nossos/as filhos/as) em consciência plena a cada dia da sua vida. E do mesmo desejo (e também responsabilidade): manter o legado de Maria Montessori.

A educação para a paz pauta a mesma visão sobre uma sociedade futura. Ambas acreditam que uma primeira infância vivida sobre valores como o respeito, empatia, liberdade, independência, lealdade, solidariedade e tolerância, será determinante para a formação de futuros adultos equilibrados, e por isso, preenchidos de amor, amor próprio e amor pelo outro e; conduzem a AMB sobre esse pressuposto.

O caminho da AMB faz-se caminhando…. tem-se focado no despertar consciências para uma nova visão da Criança, através da divulgação de conteúdo nas redes sociais de utilidade pública conducente com a metodologia defendida, através da dinamização de ateliês sensoriais de caracter mensal para crianças dos 0 aos 6 anos e, mais recentemente através de workshops direcionados aos/às adultos/as. O grande sonho, a curto prazo, é o de fundar uma escola Montessori no concelho de Barcelos, no qual as “mãos” de todas as pessoas e empresas que se identifiquem com esta filosofia de vida darão uma enorme ajuda.  

Associação Montessori de Barcelos

“As mãos são o instrumento da inteligência humana.” Maria Montessori

Para mais informações: associacaomontessoridebarcelos@gmail.com

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima