Município de Barcelos leva a cabo atividade de workshops sobre “Bolas de Sementes”

Novembro 18, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação

O workshop “Bolas de Sementes” é uma atividade promovida pelo Município de Barcelos, através do Pelouro do ambiente e dirigida a Jardins de Infância, Estabelecimentos de Ensino do 1º Ciclo, Ensino Especial e IPSS, com o “objetivo de promover a sementeira e plantação de espécies de árvores da nossa Floresta Autóctone”, refere o Município.



Em anos anteriores, a atividade consistia na realização de uma pequena sessão teórica e prática (workshop) onde eram abordados os benefícios do uso de espécies arbóreas autóctones e, na parte prática, eram elaboradas “bolas de sementes”. Uma atividade divertida e didática que consiste em encapsular sementes numa mistura de argila e terra, fazendo pequenas “bolas” que irão proteger a semente e proporcionar um ambiente adequado à sua germinação.

No entanto, face à atual situação que atravessamos e na impossibilidade de os técnicos se deslocarem aos estabelecimentos de ensino, o Pelouro do Ambiente disponibiliza um kit constituído por argila e substrato, bem como um manual e um vídeo sobre a realização das bolas de sementes, para que as escolas e demais entidades que demonstrem interesse, possam desenvolver esta atividade.

Posteriormente, estas “Bolas de Sementes” poderão ser lançadas pelos jovens em áreas a reflorestar.

O kit está disponível a solicitações até ao dia 18 dezembro de 2020.

Para aderir, os interessados deverão enviar e-mail para gambiente@cm-barcelos.pt, demonstrando esse interesse e deixando os seus contactos.

Fonte e imagem: CMB-AB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima