Músicos celebram Figurado de Barcelos em palco

Setembro 22, 2021 Atualidade, Concelho, Cultura

O Theatro Gil Vicente recebe, no próximo sábado, a apresentação da residência artística “Transfigurado”. É um espetáculo original concebido em residência artística na sala de espetáculos barcelense por quatro músicos convidados e que vai refletir sobre o Figurado de Barcelos. O concerto tem início às 22:00 e a entrada é livre (mediante reserva).


José Roberto Gomes (cordas), Fábio Loureiro (sopros), Pedro Augusto (eletrónica) e José Marrucho (percussão) encontram-se a realizar uma residência artística no Theatro Gil Vicente para preparar um espetáculo inspirado na tradição barcelense na área do artesanato, nomeadamente, no Figurado de Barcelos. O “Transfigurado” assume-se como uma plataforma de pesquisa, de partilha cultural e de produção artística.

Este projeto coloca dois músicos barcelenses em diálogo com um par de instrumentistas de outros pontos do país. Sob a curadoria do triciclo e do Jazz ao Largo, os músicos barcelenses foram selecionados na base de dados “Mapeamento Cultural e Artístico de Barcelos”, lançada pelo Município de Barcelos como medida de apoio à cultura no âmbito da Covid-19. Estes artistas com diversas sensibilidades vão refletir sobre uma tradição que se mantém viva e em constante mutação.

O Figurado de Barcelos é uma produção artesanal que se reveste de características únicas, quer nas formas, quer nas cores. Destacam-se as peças de cariz religioso, festivo, vida quotidiana, o bestiário e, claro, o famoso galo de Barcelos. A cidade minhota é primeira cidade na Península Ibérica a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria do Artesanato e Arte Popular, num reconhecimento atribuído pela UNESCO.

Os espetáculos inserem-se na programação do triciclo, ciclo de concertos itinerante promovido pelo Município de Barcelos.

Fonte: triciclo

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima