A festa do futebol popular realizou-se este domingo, no Estádio Cidade de Barcelos. As festividades começaram com a atribuição, em palco, dos troféus e prémios a todos os escalões do futebol popular. Também foram entregues salvas de agradecimento aos parceiros da organização e aos órgãos de comunicação social que participam, ativamente, da divulgação dos campeonatos, no qual se incluiu o jornal Barcelos na Hora, que agradece a lembrança.
A bancada principal do Estádio Cidade de Barcelos estava cheia, com adeptos de ambas as equipas e, também, com imensa gente ligada ao futebol popular.

O “prato principal” da festa foi o jogo da final da Taça Cidade de Barcelos, que iniciou às 18h00, entre Negreiros e Águias de S. Mamede.

O jogo começou com ritmo forte e intenso, com a equipa do Negreiros por cima no jogo. Aos 7 minutos de jogo, o Negreiros chegou ao golo, num contra-ataque rápido, onde o número 20 do Negreiros, de seu nome “Vintes”, aproveitou uma bola em profundidade e numa receção orientada, com cabeça, conseguiu fugir à marcação e isolar-se na cara do guarda-redes, onde finalizou, sem dar hipóteses ao guardião da turma de Vilar do Monte.
O 2-0 surgiu numa sequência de cantos a favor do S. Mamede que não foram aproveitados da melhor forma. Mas quem aproveitou foi o Negreiros. A turma de Negreiros recuperou a bola à entrada da área, “Quim” fez um passe rasteiro para o círculo central, onde Rui rececionou bem, rodou e saiu em velocidade, fazendo um passe de rutura para Vintes. Este poderia ter procurado o “um para um” com “Puma”, central do S. Mamede, mas preferiu fazer uma receção atrasada para conseguir assistir Lipinho para que este se conseguisse isolar na cara do guarda-redes do S. Mamede. Lipinho, no frente a frente com o guarda-redes Mika, não perdoou e fez o 2-0.
No início da segunda parte, o S. Mamede entrou forte e até desperdiçou uma grande penalidade, que poderia ter alterado o rumo do jogo.
Até ao final, o resultado não mais se alterou e o jogo terminou com 2-0.
Nota positiva para a equipa de arbitragem, que se manteve calma e serena durante todo o jogo, não exibindo nenhum cartão, se bem que o poderia ter feito por uma ou duas vezes.
Terminado o jogo, chegou a hora da entrega das medalhas e do troféu ao vencedor. Quem entregou a Taça e as medalhas aos vencedores e aos vencidos, foi o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

De referir, ainda, que também se disputou a Taça Cidade de Barcelos de Formação, com a ACD Carapeços (benjamins), a ADC Remelhe (infantis) e o GDR “Os Moinhos” de Paradela (iniciados) a serem os vencedores.
Por: Gonçalo Santos.
Fotos: AFPB.