Núcleo Escutista de Barcelos celebra 95º aniversário

Janeiro 23, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Celebra-se, no próximo sábado, dia 25 de janeiro, o nascimento do movimento escutista na cidade de Barcelos. Passados 95 anos da criação do Núcleo de Barcelos, a maioria dos agrupamentos que o compõem, reúnem-se para a comemoração desta data simbólica.



“O corpo escutista convida toda a comunidade a participar nesta comemoração que envolve, não só escuteiros, mas todos aqueles que, de forma direta ou indireta, apoiam o crescimento desta associação juvenil”, refere a Junta de Núcleo em nota.

Fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, o Escutismo “pretende proporcionar aos jovens uma formação global, de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades. A nível internacional, é um movimento que fomenta a educação para a paz, através de um espírito de compreensão e solidariedade entre os povos, despertando nos jovens o respeito pela interculturalidade, tornando-os verdadeiros cidadãos do mundo.”

Em 1925, surge, na cidade de Barcelos, as raízes de uma nova perspetiva pedagógica, que visa o crescimento de cidadãos em “construção”. Associado ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), atualmente, os agrupamentos barcelenses, compostos por 4 secções, que compreendem crianças e jovens adultos, dos 6 aos 22 anos, “procuram contribuir para a formação humana e cristã dos seus elementos”.

No dia 25 de janeiro, a cidade será o palco da comemoração dos 95 Anos do Núcleo de Barcelos, “de modo a viver e a partilhar um presente em que o passado se reflete e o futuro se constrói. Ser escuteiro é viver com os outros na simplicidade de nós mesmos e, portanto, convida-se toda a comunidade a presentear este dia, que terá início às 08h45 (no campo da feira) e se prolongará até ao fim da tarde. A Eucaristia será às 16h00, na Igreja da Misericórdia”, continua a Junta.

“No dia em que se festeja a história desta instituição queremos que todos façam parte dela e, por isso, para os que não possam estar presentes, as celebrações e atividades serão transmitidas em direto nas redes sociais”. “A Festa não é do Núcleo… É Nossa! Juntos somos um! Contamos contigo”, conclui.

Segue-se o Programa:

08h45 – Check-in/ Ponto de encontro: Chafariz (campo da feira)

09h00 – Desfile de fanfarras e agrupamentos

10h00 – Abertura

10h30 – Dinâmicas dos departamentos pedagógicos

12h30 – Almoço (volante) por departamentos

13h30 – Continuação das dinâmicas

15h45 – Concentração para a Eucaristia

16h00 – Eucaristia (na Igreja da Misericórdia)

17h15 – Entrega de prémios (no Pavilhão Municipal):

1 – Ideia de logótipo ACANUC/Hino do ACANUC

2 – Vencedor do prémio – “Top calendário de Núcleo”.

Após este momento, encerram as atividades.

Imagens: JNB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Sussurrar

Quantas vezes, Não vemos sentido Nas palavras que o coração Nos sussurra
Ir Para Cima