
Já é possível pagar uma viagem de comboio através de um chip implantado na mão.
Na Suécia, a companhia ferroviária pública Statens Järnvägar’s (SJ) permite o pagamento das viagens através de um chip implantado debaixo da pele do passageiro.
Trata-se de um processo semelhante ao que ocorre com o sistema convencional de NFC, bastando que o cobrador passe um smartphone sobre a zona onde se encontra o chip. Uma aplicação lê a informação constante no chip e o pagamento é, assim, processado.
Segundo a SJ, esta inovação surge “para responder a uma necessidade demonstrada pelos utilizadores suecos”. Estima-se que no país existam cerca de 2 mil biohackers, ou seja, pessoas que realizam implantes tecnológicos nos seus próprios corpos.
O novo sistema está disponível desde o início do mês de junho e, de acordo com a empresa, tem ajudado os funcionários a poupar tempo, uma vez que “ler o chip na mão do passageiro é mais rápido do que fazer o mesmo com um cartão”. A forma tradicional de pagamento das viagens continua disponível.
Este método parece estar alinhado com as tendências do país, uma vez que, na Suécia, apenas 2% das transações financeiras são realizadas com dinheiro. O Banco Central sueco prevê que o dinheiro em papel deixe completamente de ser usado no território, até 2030.
Por: Diogo Sendim Lourenço*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)
Rua Duques de Barcelos, 17
4750-264 Barcelos
Email: diogosendimlourenco@gmail.com
Contacto: 932 908 025