O programa anual “7 Prazeres da Gastronomia” está de volta

Março 2, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Política

Está de volta o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, promovido pelo Município de Barcelos em parceria com os restaurantes do concelho, apresentado ontem em conferência de imprensa, no Restaurante Chuva, em Barcelinhos.



“A Lampreia do Rio Cávado” foi o primeiro dos “Sete Prazeres da Gastronomia de Barcelos” a ser levado à mesa no mês de fevereiro e que atraiu muitas centenas de pessoas.

Este foi, apenas, o primeiro dos eventos para promover o concelho em época turística mais baixa pois, até ao final do ano, serão sete os fins de semana que servem as melhores iguarias gastronómicas barcelenses em mais de 50 restaurantes do concelho.

O programa “7 Prazeres da Gastronomia” engloba, para além da Lampreia, a Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarrabulho (6 a 15 de março), o Fim de Semana do Bacalhau (5 a 7 de junho), o Fim de Semana dos Petiscos (3 e 5 de julho), o Concurso Galo Assado (9 a 11 de outubro), o Fim de Semana do Pica no Chão (6 e 8 de novembro) e ainda o concurso de pastelaria, Barcelos Doce (5 a 6 de dezembro).

Para o Vereador do pelouro do Turismo e Artesanato, José Beleza, esta iniciativa tem como objetivo “promover o que é tão característico em Barcelos, além da Câmara Municipal, os restaurantes, a hotelaria, os produtos vinícolas, o artesanato e tudo o que mexe com a economia do concelho, desde a gastronomia, as vivências e dar relevo à nossa identidade, à nossa tradição e aos produtos de Barcelos”.

Além disso, estes fins de semana, segundo o vereador, pretendem “combater os períodos de menor afluência à cidade e potenciar a época baixa da restauração, turismo e hotelaria”.

No que diz respeito à carta gastronómica, o Vereador do Turismo e do Artesanato garantiu que a elaboração da carta gastronómica do Concelho “um documento  de identidade” da gastronomia barcelense está na reta final e nessa mesma carta serão apresentados um conjunto de trabalhos que visam registar e validar as receitas tradicionais que englobam o programa “7 Prazeres da Gastronomia”, recuperar algumas receitas com pouca expressão mas que outrora tiveram uma preponderância relevante, bem como descobrir o receituário pouco conhecido e que esteja fora do contexto gastronómico atual.

“Foi feito um levantamento e o registo da gastronomia do concelho, de forma a permitir identificar e fazer um ponto de situação do presente, para se projetar o futuro deste setor importante em termos turísticos e económicos do concelho e da região”, terminou o vereador.

Paralelamente a estas atividades gastronómicas, o Município de Barcelos desenvolve um conjunto de atividades, ao longo de todo o ano, como trilhos e passeios turísticos, workshops e programas de animação, para que se possa aproveitar toda a riqueza do nosso concelho.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima