O PSD exige a manutenção das especialidades e a reposição dos serviços recentemente suspensos no Hospital de Barcelos

Dezembro 6, 2020 Atualidade, Concelho, Mundo, Política, Saúde

Em nota enviada às redações, o PSD Barcelos mostra a sua preocupação para com as perdas de valências e diferenciação do Hospital Santa Maria Maior, EPE – de Barcelos. “Nos últimos tempos, o Hospital de Barcelos tem vindo perder valências e diferenciação. Depois do encerramento, em 2006, da maternidade (em troca da falsa promessa de construção de um novo Hospital), em 2018 foi encerrado o Hospital de dia oncológico. Com o encerramento desta valência, centenas de doentes oncológicos deixaram de ter apoio no seu hospital e passaram a ser reencaminhados para Braga. Já em 2020, foi encerrado o Serviço de Urgência noturno de Pediatria, obrigando os Barcelenses a deslocarem-se para Braga sempre que, a meio da noite, um dos seus filhos necessite de cuidados médicos. Mais recentemente, há cerca de um mês, encerrou-se o internamento de Pediatria. Este encerramento, feito com o argumento de resposta à pandemia, é uma tremenda ‘machadada’ no Hospital de Barcelos. É inaceitável que, num momento de maior fragilidade, no momento em que os Barcelenses mais necessitam dos cuidados do seu Hospital, se estejam a encerrar Serviços”, acusam os sociais-democratas.



De acordo com o PSD, estes encerramentos foram confirmados numa reunião entre o PSD Barcelos e o Conselho de Administração do Hospital de Barcelos, no passado dia 27 de novembro. “Se assim continuar, em pouco tempo não será necessário novo edifício. O que sobrar do Hospital, não vai justificar esse investimento”, alertam.

Comitiva do PSD Barcelos, liderada por Bruno Torres, e o Conselho de Administração do Hospital, presidido por Joaquim Barbosa (Foto: PSD Barcelos)

“O PSD de Barcelos não aceitará este encerramento de valências. Dispor de um hospital capaz, dotado das valências necessárias às suas populações, é um elemento de fulcral importância para o desenvolvimento social e económico do nosso Concelho. As famílias querem segurança, querem serviços públicos que lhes possam acudir em caso de necessidade e, não dispondo desses serviços em Barcelos, optarão, naturalmente, por se sedearem em outros concelhos. Mais: entendemos que o Hospital deve ser dotado de novas valências, adequadas às necessidades em saúde das populações de Barcelos e Esposende. Algumas, já previstas nas redes de referenciação da tutela (Medicina física e reabilitação, Reumatologia, Dermatologia e Imunoalergologia) e outras que, mesmo não estando previstas, são fundamentais para o cumprimento da missão deste Hospital (designadamente Gastroenterologia, Nefrologia e Neurologia)”, refere o PSD.

A mesma nota dá conta de que o maior partido da oposição camarária irá endereçar à Ministra da Saúde, as seguintes questões:

«– Em que data se prevê a reabertura do Hospital de dia oncológico, da urgência pediátrica noturna e do internamento de Pediatria do Hospital de Barcelos? O Governo garantirá os recursos necessários à manutenção destes serviços em Barcelos?

– Em 23/12/2019, informou o gabinete da Sr.ª Ministra que os trabalhos de preparação do perfil funcional do novo Hospital já se encontravam em preparação. Que ponto de situação podemos fazer desses trabalhos? Esse perfil funcional está concluído?

– Estando, ou não, concluídos esses trabalhos, a Sr.ª Ministra tem disponibilidade para incluir as valências suprarreferidas no âmbito do perfil funcional do novo hospital de Barcelos, indo assim ao encontro dos anseios e necessidades das nossas populações?»

Os sociais-democratas terminam, informando da “carta será dado conhecimento ao executivo da Câmara Municipal de Barcelos, instando-o a juntar-se ao PSD no veemente repúdio deste encerramento de valências”.

De ressalvar que a referida nota inicia com a frase: “Qvo Vadis Hospital de Barcelos?”

Fonte: PSD Barcelos.

Fotos: PSD Barcelos e DR.

O Barcelos na Hora procura estar na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores, para isso, precisa do seu apoio, este, é cada vez mais importante para o nosso desenvolvimento e crescimento, na partilha e divulgação de informação útil, clara e isenta.

Apoie o Jornal online de Barcelos na Hora, a partir de 1€

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima