O que deve saber antes de efetuar uma compra online

Maio 7, 2020 Atualidade, Concelho, Economia, Mundo, Política

Em tempo de pandemia, são cada vez mais os adeptos das compras online. No entanto, uma das principais barreiras é a falta de confiança em aspetos como a segurança dos pagamentos, as trocas e devoluções ou o incumprimento na entrega.



As lojas online fazem parte das chamadas vendas à distância. Para evitar problemas, opte por lojas conhecidas: procure nome, morada, contacto telefónico, e-mail e número de contribuinte do vendedor. Não compre sem um endereço físico ou se apenas houver um apartado postal. A morada completa é essencial para localizar o vendedor em caso de conflito.

Desistir da compra online

Um dos principais direitos dos consumidores nesta matéria é o de desistir da compra. Nas compras à distância, se quiser anular a compra, ou seja, resolver o contrato depois de o produto lhe chegar às mãos, tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência, sem custos, nem necessidade de indicar o motivo. Tenha em atenção que este direito só se aplica se estiver a comprar a um profissional. Se comprar a um particular, não se aplica. E apenas está previsto para as vendas à distância.

O consumidor pode exercer o seu direito de livre resolução preferencialmente através do envio de um e-mail ou carta (de preferência registada e com aviso de receção). Cabe ao consumidor suportar os custos da devolução.

Se propuserem o reembolso em vale ou saldo para descontar em futuras compras, não tem de aceitar e pode exigir a devolução do dinheiro. Os produtos comprados na Internet têm os mesmos 2 anos de garantia de outro produto qualquer.

Em algumas situações, este direto à livre resolução não existe, como é o caso de bens selados não suscetíveis de devolução por motivos de proteção da saúde ou de higiene quando abertos após a entrega; gravações áudio e vídeo, discos e programas informáticos se tiver sido retirado o selo de garantia de inviolabilidade; jornais e revistas; bens adquiridos em leilão; serviços de apostas e lotarias.

Compras online seguras em 4 passos

  1. Leia com atenção todas as informações do site.
  2. Desconfie de produtos com preços muito abaixo do valor de mercado.
  3. Faça uma pesquisa online sobre a entidade que está a vender, para verificar se há queixas de outros consumidores.
  4. Não se comprometa com nenhum contrato, a menos que tenha a certeza sobre as características do produto, o preço e a entidade que está a vender.

Antes de a compra estar concluída, deve ser visível o custo total, incluindo preço, custos de envio, impostos e, se aplicável, outros custos. Certifique-se de que não compra produtos adicionais, como um seguro ou outro artigo. Se não receber a sua encomenda dentro do prazo, em primeiro lugar, reclame junto da loja online: é o vendedor quem tem de apurar o que se passou com a transportadora. Se o produto não estiver disponível, o vendedor deve informar desse facto e reembolsar o consumidor, no prazo máximo de 30 dias.

Se tiver alguma dúvida ou necessitar de esclarecimentos adicionais poderá contactar-nos, através do telefone 258 821 083 ou para deco.minho@deco.pt, ou até mesmo agendar o seu atendimento via Skype.*

Fotos: DR.

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