
A pandemia continua a condicionar a nossa vida e a atividade do Rotary, mas tudo continuaremos a fazer para nos adaptarmos às novas exigências, sempre com a preocupação de contribuir para o bem da comunidade.
Queremos fazer o bem, somos milhões de amigos, vizinhos e líderes comunitários que partilham a mesma paixão pelo servir. A diversidades das nossas profissões, culturas e nacionalidades dá-nos uma perspetiva única da humanidade e ajuda-nos a realizar coisas únicas.
A pandemia, por muito que nos sature, continua e continuará aí. A questão é inescapável. E temos que seguir em frente, o mundo precisa de nós.
O Rotary é conduzido pelos seus associados: líderes responsáveis que ajudam a levar adiante a Missão e os Valores da organização. Pessoas que trabalham, incansavelmente, nos clubes, para resolver alguns dos desafios mais difíceis das comunidades. Atuam com uma liderança responsável que é mais do que fazer um bom trabalho. É aproveitar ao máximo cada doação e transformar a vida de alguém, criando mudanças que contribuam para um mundo melhor.
Rotary dedicou o mês de outubro ao desenvolvimento económico e comunitário, e foram várias as iniciativas de formação que contribuíram para avaliar as dificuldades desta pandemia, menos mediatizadas e mais sentidas por todos.
O mês de novembro é dedicado à Rotary Foundation, que é uma organização sem fins lucrativos que depende integralmente das contribuições dos Rotários e de pessoas que, tal como os rotários, acreditam no seu trabalho em prol de um mundo melhor.
É responsável pela criação, desenvolvimento e financiamento de programas, projetos e bolsas de estudo que possibilitam resultados sustentáveis para as comunidades necessitadas. O projeto mais importante da Rotary Foundation é erradicar a Poliomielite e estamos a um pequeno passo de alcançar esse sonho, que será um dos maiores feitos da história da humanidade.
O Rotary Club de Barcelos vem, anualmente, contribuindo para esta causa e, este ano, foram já diversas as atividades de sensibilização e angariação de verbas para a campanha END POLIO NOW.

E porque acreditamos que esteja muito próximo de acontecer, vamos continuar a contribuir.
Por: Manuela Briote* – Presidente do Rotary Club de Barcelos (2020-2021).
Imagens: DR.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)