Obras de requalificação do Largo Dr. José Novais já no terreno

Maio 21, 2020 Atualidade, Concelho, Economia, Política

Iniciaram as obras de requalificação do Largo Dr. José Novais (conhecido por antigo Largo dos Bombeiros), orçadas em 331.472,60€, sendo comparticipadas em 265.795,00€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).



A obra tem um prazo de execução de 180 dias, intervém numa área de 2.070 metros quadrados que tem uma relação direta com a Torre Medieval (monumento nacional classificado em 1926), a Biblioteca Municipal e o Posto de Turismo e uma continuidade espacial e urbana com a Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova e Avenida da Liberdade.

A intervenção vai transformar o Largo “num espaço destinado à realização de eventos de cariz cultural e recreativo, assente numa perspetiva de valorização e dignificação” enquanto espaço pedonal, sendo criadas duas plataformas de cota desniveladas, que organizarão o espaço.

Serão também criadas duas zonas verdes, uma delas para a realização de eventos ao ar livre (tipo biblioteca de jardim), com bancos bebedouro e proporcionar melhores condições aos turistas e peregrinos nas visitas ao Posto de Turismo.

O pavimento de betuminoso será removido e o local será equipado com mobiliário urbano e iluminação adequados, pavimentado com lajedo de granito, drenagem de águas pluviais e residuais e abastecimento de água.

Uma vez que o Largo passará a ter uma forte componente pedonal, o acesso automóvel será condicionado.

“Esta intervenção insere-se na estratégica municipal de requalificação dos espaços urbanos e equipamentos públicos, no âmbito das prioridades de investimento do PEDU para a regeneração urbana (PI 6.5), e onde se incluem outras obras a iniciar em breve”, refere o Município.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima