Olaria e figurado de Barcelos distinguidos com o registo de marca da União Europeia

Fevereiro 13, 2021 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Turismo

A olaria e o figurado de Barcelos passam a utilizar o registo de marca da União Europeia, uma certificação obtida através da candidatura à EUIPO- Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia. 


O Município realizou o pedido desta marca com o propósito de continuar a afirmar internacionalmente o valor do artesanato de Barcelos, reforçando a proteção das suas marcas em toda a União Europeia, rentabilizando a propriedade intelectual dos artesãos e do território e protegendo os investimentos que são realizados, ao mesmo tempo que cria mais uma ferramenta de internacionalização. 


O certificado de registo contempla a proteção de produtos e serviços em conformidade com o sistema de classificação estabelecido pelo Acordo de Nice relativo à Classificação Internacional de Produtos e Serviços para efeitos de Registo de Marcas. 


O território de Barcelos já era detentor de três produções certificadas, a olaria, o figurado e o bordado de crivo, protegidos pelo sistema de certificação português INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial, como marcas nacionais, com indicação geográfica e logótipo protegidos. 
Com este registo na EUIPO, a olaria e o figurado passam a afirmar-se também com selo de marcas da União Europeia, uma proteção que vem enriquecer o trabalho de valorização e internacionalização do território de Barcelos, em complemento ao reconhecimento como Cidade Criativa da UNESCO na categoria do Artesanato e Arte Popular, em 2017, assim como a integração na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, passando a beneficiar do trabalho em rede com outras cidades criativas. 


No ano 2019 o Município aderiu à Creative Tourism Network, uma rede internacional que desenvolve a sua atividade na área do turismo criativo, permitindo beneficiar de uma chancela internacional e afirmar o território como pólo europeu de turismo criativo. Este foi, também, num importante ato de internacionalização do artesanato e turismo barcelenses, o que permitiu a certificação Creative Friendly Destination. 


Em consequência do trabalho desenvolvido na valorização das artes criativas e as contribuições do artesanato e da arte popular como caminhos para um turismo mais sustentável, Barcelos passou a integrar a Rede de Turismo Criativo no ano 2019 e foi distinguido internacionalmente com o Prémio Europeu de Destino de Turismo Cultural Sustentável promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network, a única rede pan-europeia para o desenvolvimento e promoção do turismo cultural. 

Foto: @CMB DR

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima