A 5ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins trouxe “jogo grande”, com o Óquei Clube de Barcelos (OCB) a deslocar-se ao Pavilhão João Rocha, em Alvalade, para defrontar o Sporting CP.
Com arbitragem de António Santos e Manuel Oliveira (AP Aveiro), o jogo contou com as seguintes equipas:
Sporting CP – André Girão, Ferran Font, Telmo Pinto, Toni Pérez e Gonzalo Romero (cinco inicial); Zé Diogo Macedo, Caio, Matías Platero, Raúl Marín e João Souto (banco inicial); Paulo Freitas (treinador).
OCB – Ricardo Silva, Zé Pedro, Ezequiel Mena, Luís Querido e Franco Ferruccio (cinco inicial); Joka, Gonçalo Meira, Ziga e Russo (banco inicial); Paulo Pereira (treinador).
Com uma equipa mais reduzida devido ao facto de Alvarinho e Gonçalo Nunes não poderem defrontar a sua equipa – estão emprestados pelo Sporting – e com Miguel Rocha lesionado, o OCB deslocou-se à quadra de Alvalade para defrontar o poderoso Sporting – sem Pedro Gil e Alessandro Verona – conseguindo conquistar uma grande vitória.
A primeira parte, em termos de golos, foi muito pouco produtiva, com o OCB a marcar primeiro, por Mena, aos 21’. No minuto seguinte, a penalizar os barcelenses pelo cartão azul de Gonçalo Meira, Font igualou a partida, apontando o livre direto. Ao intervalo, 1-1 no marcador.
Na segunda parte, a história foi outra, com Mena, aos 2’, a bisar e a recolocar o OCB na frente do marcador. Dois minutos depois, Pérez restabeleceu a igualdade, mas, igualmente dois minutos após este golo, Ferruccio voltou a colocar os forasteiros na frente do marcador. Aos 14’, Marín tornou a empatar a partida e no minuto seguinte, em recarga a livre direto por 10ª falta, Luís Querido voltou a colocar o OCB na frente do marcador. Aos 21’, Gonçalo Meira fez o 3-5, na maior vantagem do jogo para qualquer uma das equipas. A 2 minutos do final, Font bisou e reduziu para 4-5, sendo, no entanto, infrutífero, com o OCB a levar de vencida o jogo por 4-5.
Com esta vitória, o OCB igualou o Sporting e manteve-se com os mesmos pontos da Oliveirense. Na próxima jornada, a 20 de novembro, recebe o FC Porto.