O PAN – Pessoas-Animais-Natureza voltou a questionar o Governo sobre que impactos ambientais e para a saúde humana poderão vir a registar-se no âmbito do processo de implementação em Portugal da quinta geração de comunicações móveis (rede 5G).
“Já no passado mês de abril, o PAN havia questionado dois ministérios, sendo que na ausência de uma resposta cabal, o grupo parlamentar entendeu retomar o tema, para garantir que, por parte do Governo, de uma forma clara e concreta, sejam identificados e conhecidos os principais riscos ambientais e para a saúde das populações, decorrentes da implementação de uma rede 5G, nas bandas de 700 MHz, de 3,6 GHz e de 26 GHz. O PAN está, igualmente, preocupado com os principais riscos de cibersegurança que possam daqui advir”, refere o Partido em nota.
Este pedido de informação por parte do PAN surge no seguimento da aprovação da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 7-A/2020, de 7 de fevereiro, que veio definir a estratégia e calendarização da distribuição da quinta geração de comunicações móveis.
Foto: DR.