PAN questiona Governo sobre ausência de orientações para desporto adaptado

Setembro 1, 2020 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo, Política

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza questionou o ministro da Educação, com a tutela do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, e a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a ausência de referência ao desporto adaptado nas orientações “Desporto e Competições Desportivas” divulgadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).



“Pretendemos que o Governo venha, desta forma, proceder ao cabal esclarecimento sobre quais as razões pelas quais não houve lugar à inclusão das modalidades de desporto adaptado na Orientação nº036/2020 de 25 de agosto, bem como perceber, por outro lado, para quando podemos esperar essas orientações”, explica a deputada do PAN, Bebiana Cunha. Também o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Lourenço, veio a público referir com preocupação, que as normas da DGS para o regresso à atividade desportiva não só “não respondem às necessidades do desporto”, como também “colocam em causa a viabilidade do próprio desporto” e “ignoram completamente o desporto para deficientes, a maioria das quais estão em grupos de risco”.

Como sublinha a deputada do PAN, para além das questões relacionadas com a promoção da saúde e bem-estar geral dos indivíduos, “o desporto é uma ferramenta fundamental de inclusão social. São reconhecidos os ganhos significativos ao nível da confiança, autoestima, competências de socialização e autonomia. Mas estes desportos têm ainda um outro papel igualmente relevante: o de sensibilizar a sociedade para as capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência, promovendo uma melhor integração destas pessoas nos diversos sectores sociais”.

O PAN espera que o Governo venha também dar nota sobre o número de atletas de desporto adaptado federado em Portugal, assim como sobre qual a estratégia delineada para o apoio das associações e organizações ligadas ao desporto adaptado, dadas as dificuldades económicas acrescidas por que passam devido à COVID-19.

Fonte: PAN.

Foto: DR. (Ndr: seleção portuguesa de basquetebol em cadeira de rodas, com o barcelense Márcio Dias mais à direita, na foto)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima