Para o Município, estratégia municipal da gestão florestal é uma aposta ganha

Abril 4, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Política

O colóquio “Cuidar da Floresta de Barcelos”, organizado em parceria pelo Município e Cooperativa Agrícola de Barcelos, realizou-se, quarta-feira, 3 de abril, no auditório da Câmara Municipal.



Na abertura da sessão, a Vereadora com o pelouro da Fiscalização, Anabela Real, explicou a estratégia municipal na gestão de combustíveis florestais, que coloca a tónica na sensibilização dos proprietários, tendo apresentado resultados muito positivos em 2018.    

“Resolvemos adotar uma estratégia diferente, apostámos na pedagogia e correu muito bem, foi uma aposta ganha”, realçou Anabela Real, esclarecendo, posteriormente, em que consistiu a ação do Município.

Foram criadas nove equipas, constituídas por dois técnicos municipais, que percorreram as freguesias do concelho, com especial enfoque nas consideradas de maior risco, elucidando os proprietários sobre a nova legislação e o que deveriam fazer.

“Contactámos mais de 700 proprietários. Até 31 de maio de 2018, foram notificados 111 proprietários, sensibilizando-os para fazerem uma limpeza voluntária dos seus terrenos”, referiu a Vereadora, acrescentando que, “efetivamente, não houve necessidade de fazer limpezas coercivas”.

Anabela Real adiantou, ainda, que, já em 2019, até 15 de março, o Município de Barcelos fez uma “comunicação escrita a 210 proprietários sensibilizando-os para fazerem as suas limpezas”. Assim, “evita-se que haja denúncias e a aplicação de medidas coercivas”.

Desde o ano passado, a Câmara Municipal está a fazer o cadastro dos terrenos e respetivos proprietários, no sentido de facilitar o contacto com estes e sensibilizá-los para a limpeza das suas propriedades.

Recorde-se que, nesse âmbito, a Câmara Municipal aprovou em reunião ordinária do executivo, no dia 19 de abril de 2018, um acordo com a Autoridade Tributária para a cedência da “informação referente aos dados constantes da matriz predial dos prédios, para efeitos de identificação e notificação dos proprietários ou detentores de imóveis”.

A sessão foi moderada por José Costa, Presidente da Direção da Cooperativa Agrícola de Barcelos, e contou, ainda, com as intervenções de Hermenegildo Abreu, Comandante Operacional Distrital do CDOS, e de representantes da GNR e PSP.

Organizado em parceria pelo Município e Cooperativa Agrícola de Barcelos, o colóquio “Cuidar da Floresta de Barcelos” teve o apoio da GNR, PSP, Proteção Civil e Amigos da Montanha.

Fonte e foto: CMB.

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

PUB

120x160-1_page-0001-e1670068727131.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ser mulher e ser cigana

Ana Patrícia Barroso, natural de Barcelos, mestre em Serviço Social pela Universidade
Ir Para Cima