Disputou-se, no passado sábado, o Prémio Cidade de Fafe, prova de abertura da Associação de Ciclismo do Minho para a categoria de Juniores, na vertente de estrada, e que resultou na vitória individual por parte de Pedro Silva e coletiva por parte da ACR RORIZ SEISSA | KTM – BIKESEVEN | MATIAS&ARAÚJO | FRULACT.
Participaram cerca de 80 atletas, divididos por 10 equipa nacionais e duas da vizinha Espanha, que disputaram esta competição. Competição que se revelou bastante animada desde os quilómetros iniciais, com várias tentativas de fuga por parte de vários atletas.
Manuel Barbosa, da equipa rorizense, foi um dos primeiros a conseguir isolar-se do pelotão, juntamente com um ciclista do Centro Ciclista de Barcelos. No entanto, ambos viriam a ser absorvidos pelo pelotão. Na primeira grande dificuldade do dia, no Alto de Prazins, passados 47 km de prova, formou-se um grupo restrito de 18 atletas, entre os quais Pedro Silva, João Carvalho, Hélder Gonçalves e Rafael Torres – todos da ACR Roriz – que viriam a disputar a corrida entre si.
Passados cerca de 10 km, e após algumas tentativas de fuga, quatro atletas conseguiram isolar-se, efetivamente, na frente da corrida, entre eles Hélder Gonçalves.
Só a escassos 4 km da meta, em Golães, estes ciclistas viriam a ser alcançados pelo grupo perseguidor, onde Pedro Silva, após um ataque avassalador, viria a isolar-se e cortar a meta no centro de Fafe com 02h10m06s. Na segunda posição, a 13s, chegou o seu colega de equipa João Carvalho. Da equipa de Roriz, Hélder Gonçalves fechou o top 5, a 26s, e Rafael Torres, a 39s, terminou no 7º posto. De realçar a excelente prestação de toda a equipa, que resultou na vitória coletiva, e onde Manuel Barbosa foi 29º, João Rocha 35º, João Lobo 39º, Bruno Silva 56º e Flávio Fernandes 61º.
Fonte: ACRR.
Fotos: ACM/Jorge Almeida.