Prova com a chancela da empresa barcelense Carlos Sá Nature Events
Penacova recebeu, no passado fim de semana, o Campeonato Nacional de Trail que ditou os novos Campeões Nacionais, numa parceria entre a Carlos Sá Nature Events, Associação de Trail Running Portugal e o Município de Penacova.
Sob fortes medidas de segurança devido ao momento controverso que vivemos, o evento foi um grande sucesso a todos os níveis.

Se pelo lado dos atletas, se pode destacar o enorme fair-play e cumprimento de todas as medidas impostas pela organização, destaque, também, para a disponibilidade de todas as instituições locais, clubes e população que foram envolvidas de forma espetacular, mostrando o quão bem sabem receber e valorizando a importância deste tipo de atividades para o município.

Num momento tão difícil para a economia, a Carlos Sá Nature Events, os seus parceiros e patrocinadores deram, dessa forma, um sinal positivo de que é possível organizar eventos com esta magnitude e em segurança.

No que respeita à competição, a mesma foi vivida ao rubro, com incerteza até aos últimos minutos pelos lugares cimeiros do pódio, numa autêntica festa do desporto, que tanta falta já fazia para todos os apaixonados pelo trail running.

Na prova de sábado, o Campeonato Nacional de Trail, foi Dário Moitoso, do Clube Independente Atletismo Ilha Azul, quem levou a melhor. Em 02h50m45s, o atleta açoriano conquistou o primeiro lugar. Hélio Fumo, da equipa Runners do Demo, com 02h52m30s ficou em segundo lugar e Bruno Silva, da Oralklass – Amigos do Trail, fechou a tríade do pódio masculino desta distância, com um tempo de 02h53m21s.

Nas mulheres, Inês Marques, que representa a equipa OCS – Arrábida Trail Team, conquistou o lugar mais alto do pódio, com 03h27m27s, 9 minutos à frente de Paula Soares, que conquistou o segundo lugar dos femininos, em 03h36m40s, para a equipa Associação Desportiva de Amarante. A atleta da Prozis Athlete, Lucinda Sousa, chegou em terceiro lugar com 03h43m33s.

Domingo decorreu o Trail Ultra 43Km onde foi Guilherme Lourenço quem arrebatou o primeiro lugar, em 04h17m08s. Agostinho Reis, com um tempo de 04h27m25s, classificou-se em 2º lugar e Sérgio Sá, dos Águias de Alvelos (Barcelos), com 04h34m42s ocupou o último lugar do pódio.

Virgínia Pereira foi a primeira das mulheres a cortar a linha de chegada. A atleta do Monsanto Running Team terminou a prova em 05h57m06s, seguida da segunda classificada, a atleta do Tomar Runners, Sónia Neto, que terminou o percurso em 06h07m01s. Fechou a tríade do pódio a atleta Rute Martins, da COA/ Corvus Trail Team, com 06h16m56s.

No Trail Curto 17Km, Rui Figueiredo, do Trail Bela Bela, foi o primeiro, com um tempo de 01h26m45s. A menos de 1 minuto ficou o segundo classificado, Artur Rodrigues, da equipa PNB/ Bestofday.net. Hélder Lopes, do DCI/ Trilhos Luso Bussaco, foi o terceiro a atravessar a meta, com um tempo de 01h30m19s.

A jovem atleta Ana Domingues foi a primeira mulher a cortar a meta, conquistando, assim, o mais alto lugar no pódio feminino para a equipa do Olímpico Vianense, com um tempo de 01h56m26s. A atleta Marina Alves, do Turres Trail Team, classificou-se em segundo lugar, com 02h00m17s, e Raquel Ferreira, do Montanha Clube Trail Running EFAPEL, fechou o pódio das mulheres, com 02h04m07s.

A edição de 2021 já tem data marcada, com os trilhos de Penacova a serem percorridos a 5 de setembro.

Fonte: CSNE.

Fotos: Susana Luzir.