Prémio “Viver em Igualdade” entregue ao Município de Barcelos

Outubro 26, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Política

O Prémio “Viver em Igualdade”, atribuído ao Município de Barcelos, foi entregue à Vereadora do Pelouro de Ação Social, Armandina Saleiro, numa sessão realizada no Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, que contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e de Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.



O galardão premeia as autarquias que se distinguem pelas boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas, e enaltece o trabalho que o Município de Barcelos e as instituições do concelho têm vindo a desenvolver na defesa de uma comunidade mais integrativa, privilegiando a proximidade e a identificação das necessidades locais, regionais e nacionais para a afirmação de uma sociedade mais ativa, equitativa e inclusiva.

Armandina Saleiro mostrou-se muito satisfeita com a atribuição deste prémio a Barcelos, “uma vez que ele vem reconhecer as boas práticas e todo o trabalho efetuado ao nível da igualdade de género, da cidadania e não discriminação, da conciliação entre a vida familiar e profissional, entre outras, sendo um Município considerado como um dos melhores para viver em igualdade”. Com este compromisso e ações, diz ainda a Vereadora do Pelouro de Ação Social, “pretende-se que no concelho de Barcelos todas as pessoas tenham condições para tomarem opções na sua vida pessoal e profissional sem constrangimentos baseados em estereótipos de género e que homens e mulheres, na sua participação coletiva na sociedade, tenham o mesmo nível de decisão e de reconhecimento”.

Ainda neste âmbito, o Município de Barcelos aderiu à Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades, que decorreu entre 17 e 24 de outubro, sob o tema “Igualdade, Participação e Inclusão”.

No dia 24 de outubro assinalou-se o Dia Municipal para a Igualdade e o Município comemorou a efeméride com uma campanha de sensibilização, tendo sido colocadas mensagens alusivas ao tema em bancos no centro da cidade e uma exposição na Biblioteca Municipal de Barcelos de obras literárias na área da igualdade e não discriminação, de forma a chamar a atenção à comunidade para estas questões.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima