Presidente da Câmara inaugura Casa Mortuária de Fonte Coberta

Janeiro 20, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos inaugurou, no dia 19 de janeiro, a Casa Mortuária de Fonte Coberta, um equipamento de raiz construído pela União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta.



Para além desta obra, a autarquia procedeu à remodelação do espaço envolvente, com a repavimentação de toda a área, a criação de lugares de estacionamento e a melhoria dos acessos ao cemitério, incluindo melhores acessibilidades por parte de pessoas com mobilidade reduzida. Os trabalhos incluíram o reforço do muro de suporte e a manutenção dos acessos a propriedades, designadamente, a área da fonte.

O edifício da Casa Mortuária é composto por duas salas, sendo uma delas destinada a câmara ardente, e duas casas de banho, uma das quais voltada para o exterior, com o objetivo de servir o público em geral.

Ao todo, o investimento foi de cerca de cerca de cem mil euros e contou com a colaboração da Fábrica da Igreja de Fonte Coberta, que disponibilizou o terreno para a construção da Casa Mortuária e para os arranjos exteriores.

A boa parceria entre a Igreja e a Junta de Freguesia que permitiu levar a cabo a obra, foi destacada pelo Pároco José Barbosa, no momento da bênção das novas instalações, que felicitou a Junta pela execução e a Câmara Municipal pelo apoio financeiro prestado.

Também Rui Faria, Presidente da Junta da União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta, sublinhou o bom relacionamento com a Igreja, que esteve na base das negociações que permitiram a construção da Casa Mortuária e dos arranjos exteriores e agradeceu à população, que assistiu em grande número à inauguração, o incentivo e a motivação para a realização desta obra.

Dirigindo-se ao Presidente da Câmara Municipal, Rui Faria, expressou o agradecimento ao Município pela comparticipação financeira atribuída a esta obra e pelo apoio sempre manifestado aos projetos desenvolvidos pela Junta.

Miguel Costa Gomes agradeceu a presença da população, sublinhando a parceria entre a Igreja e a Junta para a realização da obra e manifestou a sua satisfação pela qualidade dos trabalhos executados e pela importância que este equipamento e os arranjos exteriores têm para a freguesia e para a paróquia.

O Presidente da Câmara reafirmou o apoio do Município às obras nas freguesias, lembrando as transferências financeiras que têm vindo a ser concretizadas desde 2010 como um instrumento eficaz de desenvolvimento das freguesias, com autonomia e dignidade para as próprias autarquias.

“Tais apoios têm sido possíveis graças a uma gestão rigorosa do orçamento municipal – segundo os estudos independente do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses – que têm permitido fazer investimentos e propiciar um desenvolvimento coerente e harmoniosa do concelho”, refere o Município em nota.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima