Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia presente nas comemorações do Dia da Escola Superior de Tecnologia

Maio 23, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo, Política

O presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, marca presença nas comemorações dos 14 anos de existência da Escola Superior de Tecnologia (EST), que decorrem no dia 25 de maio.



Na mesa de honra da sessão solene do Dia da EST vão estar presentes a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, o diretor da EST, Vítor Carvalho, a presidente da Associação Académica do IPCA, Sara Ferreira, e o presidente da FCT, Paulo Ferrão, convidado de honra, que irá proferir uma palestra sobre o tema: “Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento”.

A visita de Paulo Ferrão ao IPCA surge num período marcado por uma aposta clara do Instituto de Ensino Superior barcelense na dimensão da investigação, desenvolvimento e inovação, em particular após a submissão à FCT de uma candidatura para a criação de um novo centro de I&D em Inteligência Artificial Aplicada – o “Applied Artificial Intelligence Laboratory (2Ai)”.

No seguimento da aposta estratégica na investigação aplicada em articulação com as empresas, no final da sessão solene será assinado o protocolo de cooperação com a empresa Fujifilm que, entre outros objetivos, visa proporcionar estágios aos estudantes do IPCA, apoiar a realização de projetos e dissertações de mestrado e ainda a realização de projetos de inovação e desenvolvimento.

Serão ainda entregues os Prémios do “3rd Symposium of Applied Research”, que distingue os estudantes do 2º ano dos cursos de mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, em Engenharia Informática, em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e em Sistemas Integrados de Gestão QAS com melhor apresentação, melhor dissertação e melhor poster.

Laboratório em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai)

Este Centro de I&D em Inteligência Artificial Aplicada (IAA) no IPCA visa dar resposta às necessidades do tecido empresarial e indústria da região, em que o desenvolvimento da IAA se vai desenvolver no âmbito da missão de um politécnico.

O diretor da EST, Vítor Carvalho, frisou a diferença da IA (Inteligência Artificial) da IAA: “Marshall desenvolveu há 100 anos uma fórmula, graças a ela hoje temos micro-ondas”. Vítor Carvalho refere, ainda, o facto de antigamente as empresas terem os centros de I&D fora do país e que este paradigma se está a alterar e o “IPCA poderá vir a ser parceiro de muitas dessas empresas de forma a criar valor acrescentado” uma vez que a área tecnológica está cada vez mais implementada sendo uma das principais áreas de intervenção.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima