Primeira sessão de certificação do Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira aberta à comunidade

Setembro 13, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O Município de Barcelos promove, no dia 17 de setembro, às 11h00, a primeira sessão de certificação do Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira, numa cerimónia que terá lugar na sala multimédia do Posto de Turismo de Barcelos.



Nesta sessão, aberta à comunidade, serão certificadas as primeiras peças desta produção singular do contexto criativo do concelho de Barcelos e iniciada mais uma etapa que tem por finalidade “a valorização deste produto, a sua afirmação e dinamização económica, bem como a sua proteção e diferenciação como produção de excelência”.

“O Município espera, com esta ação simbólica, dar sequência ao processo iniciado em 2017 e que recolheu parecer positivo da Comissão Consultiva para a Certificação das Produções Artesanais Tradicionais (CCCPAT), órgão criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 121/2015, de 30 de junho de 2018, e criar uma nova dinâmica na produção, considerada por muitos uma das mais singulares do contexto da artes e ofícios deste cluster em Portugal e, ainda, acrescentar-lhe valor de forma a que a mesma desperte o interesse dos jovens para as oportunidades de emprego que esta pode proporcionar em diversos patamares, como a comercialização em segmentos de procura médios alto e naturalmente ao nível do turismo criativo. De igual modo, espera-se que esta ação seja um élan para que os territórios barcelenses onde existem pessoas com saber-fazer neste domínio o estruturem e o coloquem ao dispor da comunidade e da comercialização, fortalecendo esta produção singular”, refere em nota.

O Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira já está inscrito no Registo Nacional de Produções Certificadas desde 29 de junho do ano passado, após a aprovação do caderno de especificações.

No passado dia 23 de janeiro, o Município e a ADERE – Certifica assinaram um acordo de colaboração para a concessão da certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira, tornando-se Barcelos o primeiro concelho do país com três produções artesanais certificadas.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima