Profissional do Posto de Turismo de Barcelos distinguido pela APROTURM

Novembro 18, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Nuno Rodrigues foi o profissional reconhecido

Nos dias 15 e 16 de novembro, o Auditório Municipal de Vieira do Minho recebeu o I Congresso dos Profissionais de Turismo do Minho, organizado pela APROTURM – Associação dos Profissionais de Turismo do Minho.



Durante este Congresso, que teve Telmo Correia, deputado do CDS, como uma das figuras convidadas, foram distinguidos como “Profissional do Turismo do Minho do Ano de 2019” três profissionais de áreas distintas deste setor.

O Conselho de Ética e Deontologia da APROTURM aprovou, por unanimidade e aclamação, a atribuição da distinção ao Chefe José Vinagre – “Profissional Chefe de Cozinha” –; a João Alpuim Botelho – “Profissional de Museu” –; e a Nuno Rodrigues – “Profissional de Posto de Turismo” –, este último, profissional do Posto de Turismo de Barcelos.

A distinção de “Profissional do Turismo do Minho do Ano de 2019”, é uma distinção atribuída anualmente pela APROTURM, como reconhecimento de todos os profissionais pelos colegas que mais se destacaram no ano em curso.

“Pretende-se, desta forma, contribuir para a dignificação das profissões e dos profissionais do turismo, que contribuem todos os dias para fazer de Portugal um Destino Turístico de referência mundial. O trabalho profissional realizado e o exemplo de dedicação e rigor são atributos muito importantes no desempenho de um profissional de turismo e contribui para o bom funcionamento da organização onde trabalha.

É neste contexto de reconhecer o mérito dos profissionais de turismo que a APROTURM anualmente dará a conhecer os profissionais que nos diferentes setores do Turismo, Hotelaria e Restauração mais contribuíram para o engrandecimento da classe e das organizações onde trabalham”, refere a Associação em nota.

A APROTURM, através de um processo de auscultação dos profissionais de cada setor, vai recolhendo informação sobre a opinião dos profissionais sobre quais os colegas que mais se destacam no âmbito da classe e do setor profissional em que se insere.

Ao longo do ano, a APROTURM vai contactando com os profissionais nas suas diferentes organizações e vai recebendo contributos de colegas profissionais que procuram organizar candidaturas, com a identificação dos profissionais à referida distinção. Recebidos todos os contributos até 30 de outubro de cada ano, segue-se um processo de análise e seriação das diferentes candidaturas apresentadas e apoiados pelos colegas de profissão, que são apresentadas previamente ao Conselho de Ética e Deontologia da APROTURM. Compete àquele Conselho a análise e verificação das candidaturas, da respetiva fundamentação e a seleção do “Profissional de Turismo do Ano”.

Entre os parâmetros em Análise estão:

– Número de anos na atividade profissional;

– Competências Profissionais e Académicas;

Curriculum Vitae;

– Colaboração com entidades do Turismo, Hotelaria e Restauração em eventos públicos;

– Participação nas Organizações da Sociedade Civil;

– Prémios de Mérito e Distinções recebidas de outras entidades;

– Apoio direto de pelo menos 10 profissionais do mesmo setor;

A distinção de “Profissional de Turismo do Minho” constitui, assim, um reconhecimento público dos profissionais de turismo que trabalham na região e que, desta forma, pretendem reforçar o espírito de classe e contribuir de forma notável para que o Minho seja um Destino Turístico de relevância nacional e internacional.

A APROTURM é uma Associação, sem fins lucrativos, constituída em 3 de abril de 2019 e tem como principais objetivos:

1) Unir, representar, expressar e defender os interesses dos profissionais de turismo;

2) Cumprir e fazer cumprir as garantias éticas e técnicas inerentes à qualidade de profissional de turismo;

3) Fomentar o avanço técnico-científico, a qualidade e o desenvolvimento das profissões e das competências exigidas para o seu desempenho.

Para mais informações sobre esta associação, visitar: www.aproturm.com.

Fotos: APROTURM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima