Programa de mentoria InIPCA arranca com o início do ano letivo

Setembro 18, 2019 Atualidade, Concelho, Educação

O início do não letivo 2019/2020 no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave fica marcado pelo arranque do programa de mentoria “InIPCA”, um programa “que visa promover uma integração plena, saudável, proactiva e, simultaneamente, contribuir para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela primeira vez num curso de licenciatura”, refere a instituição em nota.



O “InIPCA” é um programa de mentoria de estudantes para estudantes, em que o mentor (estudante atual) assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.

Um ponto importante deste programa foi a formação recebida pelos mentores, que decorreu nos dias 10 e 11 de setembro, num total de 7 horas. No final da formação, para além do certificado de “mentor” que habilita o estudante a participar no “InIPCA”, os estudantes vão ter, ainda, a possibilidade de incluir esta atividade no Suplemento ao Diploma.

Iniciado o período letivo, os mentores tiveram oportunidade de se apresentarem aos seus pares, dando a conhecer o seu papel e a forma como podem ajudar os colegas recém-chegados a conhecer a Instituição, facilitando a sua integração. Segue-se agora o período de inscrição dos mentorandos e a distribuição dos mesmos por grupos, no máximo de 6 elementos.  Os tutores (docente representante de cada escola no projeto), acompanham de perto todo o processo e estabelecem a ligação entre os mentores, os mentorandos e os serviços e unidades orgânicas do IPCA.

O “InIPCA” é um programa que se estende ao longo do ano letivo e compreende reuniões entre tutores, mentores e responsáveis pelo projeto; reuniões informais entre tutores e mentores; reuniões de mentoria formais (entre mentores e mentorandos) com o grupo atribuído a cada mentor. Realizar-se-ão, ainda, pelo menos, três reuniões formais entre todos os intervenientes no programa: setembro, fevereiro e junho.

“Este programa proporciona aos mentores o desenvolvimento de competências transversais e interpessoais e desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade”, continua.

Aos mentorandos “proporciona uma integração saudável e pró-ativa no IPCA, o desenvolvimento de relações interpessoais e transversais, o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA e da cidade de Barcelos”.

O programa de mentoria “InIPCA” tem, ainda, como objetivo “que mentores e mentorandos se apercebam de situações que possam ser consideradas problemáticas e desta forma combater o abandono escolar”.

O programa arranca no ano letivo 2019/2020 como projeto piloto aplicado aos cursos de licenciatura. “No próximo letivo, pretende-se alargar o programa aos cursos técnicos superiores profissionais”, conclui a instituição.

Fotos: IPCA.

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