Projeto HARP: 5 mitos sobre sistemas de aquecimento

Março 25, 2021 Atualidade, Concelho, Mundo, Opinião

Escolher um sistema de aquecimento de classe energética a ou superior vou poupar?

Sim. Um sistema de aquecimento eficiente ajuda a poupar na fatura de energia. E o investimento inicial acaba por ser recuperado. Mas, quanto mais tempo passa sem substituir um equipamento antigo, mais energia e dinheiro desperdiça.

Passe já à ação!  Verifique a sua eficiência do seu sistema de aquecimento e quais as melhores opções no mercado. Tem dúvidas?  Esclarecemos 5 mitos para o ajudar!

  • A MINHA CASA NÃO TEM GRANDE EXPOSIÇÃO SOLAR.

O sistema solar térmico funciona sem radiação solar direta e em regiões com baixa exposição solar, pelo que vale a pena saber mais sobre esta tecnologia, se tem telhado ou terreno.

  • AS BOMBAS DE CALOR SÃO ADEQUADAS APENAS PARA MORADIAS.

As bombas de calor são: versáteis, adaptam-se a diferentes   necessidades   de   aquecimento, água quente     e     arrefecimento, em     moradias     ou apartamentos, e fáceis   de   instalar, em   novas construções ou reabilitações.

  • AQUECEDORES ELÉTRICOS SÃO MAIS ECONÓMICOS

O custo de aquisição é relativamente baixo e são fáceis   de   utilizar, mas   são pouco   eficientes   e consomem   muita   eletricidade, resultando   em elevadas faturas de energia.

  • A PRODUÇÃO DE LENHA ESTÁ A DESTRUIR A FLORESTA

A União Europeia tem uma política de gestão sustentável da floresta, sendo que 40% da madeira utilizada para aquecimento é sustentável. Outra   fonte   de   biomassa   são   os   resíduos   da transformação industrial da madeira.

  • AS CALDEIRAS A BIOMASSA SÃO POUCO EFICIENTES

As caldeiras de biomassa são a tecnologia mais recente e mais eficiente para produzir calor a partir de madeira. Estes   sistemas   de   aquecimento   central   podem fornecer calor para toda a casa e podem ainda, ser combinados   com   outros   sistemas   renováveis, como o solar térmico. O projeto HARP visa motivar os consumidores a planear a substituição dos seus equipamentos de aquecimento antigos e ineficientes por alternativas mais eficientes, se possível, com recurso a energias renováveis. Para isso, o projeto desenvolveu uma ferramenta online, onde os consumidores poderão facilmente descobrir a classe de eficiência energética do seu equipamento atual e quais as soluções mais eficientes disponíveis no mercado para a sua substituição.

Em Portugal, os parceiros são a ADENE e a DECO. https://aquecimentoeficiente.adene.pt

Para mais informações a DECO – Delegação Regional do Minho, sita na Avenida Batalhão Caçadores, 9, Viana do Castelo encontra-se disponível podendo contactar-nos através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt.

Por: DECO*

(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade da DECO)

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima