Projeto “Barcelenses Inspiradores – do papel para o palco” inspirado em rubrica do Barcelos na Hora
O Município de Barcelos recebeu 61 propostas para o Orçamento Participativo 2019, das quais foram admitidas 38 ideias.
Entre as propostas elegíveis a votação, 12 projetos são na área do desporto, saúde e bem-estar, 3 projetos preveem a área cultural, 5 a área da ecologia, ambiente e energia, 2 a área da qualidade de vida, 4 a área do património material e imaterial, 5 a área da educação e juventude, 2 a área da inovação e empreendedorismo, 2 a área da democracia e cidadania, 2 a área da solidariedade e coesão social e 1 na área da mobilidade.
Entre estes projetos encontra-se “Barcelenses Inspiradores – do papel para o palco”, inspirado na rubrica “Barcelenses Inspiradores”, deste jornal, e com a mesma autoria: Sandra Santos e Iara Brito.
Como é sabido, na referida rubrica, agora em fase de reestruturação, através de entrevistas, todas as semanas é apresentado um barcelense de excelência. O objetivo primordial deste espaço é inspirar outras pessoas a partir da história de vida de barcelenses oriundos das mais diversas áreas. Na explicação do projeto, na área da Cultura e Arte Urbana, as autoras salientam que, “pretende-se passar este conceito do papel para o palco. A ideia principal será a criação de um espetáculo quinzenal, a cargo de Sandra Santos, tendo como mote a apresentação ao público de, pelo menos, dois ou três barcelenses de diferentes áreas disciplinares. Além disso, serão convidadas individualidades de fora do concelho, podendo até ser de origem internacional. O espetáculo será multidisciplinar e artístico, na medida em que, tendo como foco as entrevistas aos convidados barcelenses, será pontuado por momentos de dança, música, pintura, teatro e literatura/poesia. Portanto, será um momento de fusão e elevação cultural e artística” (in: https://participe.cm-barcelos.pt/projetos/opb-ref-06-2019/)
A fase de inscrições acontece até 31 de janeiro seguindo-se a votação online de 7 a 21 de fevereiro.
O anúncio público dos projetos vencedores será feito até março de 2020.
Todos os documentos estão disponíveis na plataforma do https://participe.cm-barcelos.pt/.
“O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para o Concelho”, que “pretende ser o resultado de uma gestão participada e informada, nos termos dos princípios e compromissos organizacionais relacionados com a aproximação da Administração Pública ao cidadão, e, naturalmente, com os valores da democracia participativa”, refere o Município em nota.
Imagem: CMB.