Quaresma celebrada por concertos do Conservatório de Música de Barcelos

Março 28, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

O Conservatório de Música de Barcelos (CMB) realizou, nos dias 23 e 24 de março, os Concertos de Quaresma.



O primeiro aconteceu no Mosteiro de São Salvador, em Areias de Vilar, a 23 de março, que contou com a participação do Grande Coro 2. Ciclo do CMB, composto pelo coro do 2.º ciclo em regime integrado e os coros do mesmo ciclo em regime articulado com as escolas EB 2,3 Abel Varzim, EB 2,3 Gonçalo Nunes, EB 2,3 Rosa Ramalho, EBS Vale de Tamel e EBS Vila Cova e a Orquestra de Cordas do CMB.

Com cerca de 140 elementos, o Grande Coro interpretou as partes da Missa nº7, do compositor C. Gounod – Kyrie, Sanctus, O Salutaris Hostia e Agnus Dei – sob a direção da Professora Joana Ribeiro, acompanhado ao órgão pelo Prof. Daniel Ribeiro.

Depois deste massivo momento, seguiu-se a Orquestra de Cordas do CMB, dirigida pelo Professor Jorge Teixeira e que contou com a colaboração do cravista Diogo Zão, para apresentarem um programa de extrema qualidade, que incluía obras de dois grandes compositores do período barroco, A. Vivaldi e T. Albinoni. Iniciou com a Alla Rústica, de A. Vivaldi, seguindo-se o famoso Adágio Solm, de T. Albinoni, que teve como solista Margarida Pereira (violino), para culminar com o Concerto SolM “Verão”, das “Quatro Estações”, de A. Vivaldi, que contou com os solistas Joana Ribeiro e João Carvalho.

No dia seguinte (24 de março), a Orquestra de Cordas do CMB apresentou o mesmo programa no Concerto da Igreja Matriz de Barcelos, mas desta vez com o Coro Galtom, sob a direção da Profª. Maria João Gonçalves, que interpretou as partes Introitus, Dies Irae, Tuba mirum, Confutatis e Lacrimosa, do imponente Requiem Kv.626 de W.A. Mozart, momento que aglutinou o público numa emoção própria do período quaresmal. No final, em jeito de encore, o Coro Galtom e a Orquestra de Cordas do CMB juntaram-se para concluir o concerto com o Lacrimosa do Requiem de W.A. Mozart, momento de profunda emoção para a qual esta sublime música transportou todos os presentes.

A semana do CMB foi enriquecida pelos já tradicionais Saraus Musicais, que se realizaram no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Barcelos, nos dias 19 e 21 de março às 19h00 e às 21h30, onde se apresentaram os alunos que se destacaram ao longo do 2.º período dos cursos iniciação, básico e secundário das classes dos instrumentos violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, guitarra clássica, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, piano e canto.

Cada sarau foi encerrado por uma classe de conjunto, onde participaram o Coro 2.º ciclo (regime integrado) do CMB, o Ensemble de Guitarras, o Coro dos Pequenos Cantores e o Coro Galtom. O Conservatório de Música de Barcelos salientou que a evolução qualitativa da performance dos alunos foi bastante expressiva como também o número de alunos propostos para estes momentos.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima