Raul de Orofino lança novo livro “Sara ou Amor não rima com Dor”

Julho 22, 2020 Atualidade, Cultura, Mundo

Livro sobre a relação entre a vida e a morte

O ator, orador e professor de inteligência emocional Raul de Orofino acaba de lançar o seu novo livro “Sara ou Amor não rima com Dor”. A obra, lançada em formato apenas digital (e-book), está disponível no site do autor, em www.rauldeorofino.com.



Depois de ter estado 10 anos sem publicar, o ator e escritor italo-brasileiro, há muito radicado em Portugal e conhecido pelas suas comédias-palestras online durante a pandemia da COVID-19, decidiu lançar, agora, uma nova obra de ficção que fala da relação entre a morte e a vida. Numa linguagem simples, com humor e emoção (as duas ferramentas que mais utiliza em todos os seus projetos), o autor procura chegar diretamente ao coração dos leitores. 

A obra contém seis relatos familiares que têm em comum o facto de em todos eles um dos integrantes da família ter mantido um contacto com o chamado “invisível”, o que motivou uma transformação da sua relação com as pessoas que o rodeiam, gerando atitudes mais construtivas. Na última história, o leitor percebe que todos os relatos estão interligados, permitindo fundir todas as histórias numa só.

Ao longo dos vários relatos, o leitor é levado, de uma forma intuitiva, a refletir sobre a forma como estamos a administrar as nossas relações familiares e a colocar algumas questões transcendentes, sem resposta final: “será que realmente existe algo mais além?”, “acabamos mesmo depois de morrermos?”, “a realidade é apenas a visível ou existem outras?”.   

Um dos fios condutores do livro é a palavra mudança, que está sempre presente em todos os relatos. Raul de Orofino colocou nas suas histórias os temas que trabalha habitualmente nos seus workshops de inteligência emocional há muitos anos: como lidar com o medo em relação ao desconhecido, como aprender a sermos mais empáticos e tolerantes, como redescobrir a “nossa criança interna” (o nosso lado mais puro) para reforçarmos a autoestima e entender que podemos aprender a amar pela alegria e não pela dor.

Raul ainda fomenta no leitor um dos pilares mais trabalhados na área da inteligência emocional. É o caso da possibilidade de desenvolvermos a nossa curiosidade para podermos receber novas informações sem preconceitos e, a partir daí, fazermos o nosso próprio caminho de pesquisa e conhecimento.

O livro tem um preço de oito euros, podendo ser descarregado diretamente do site do autor.

Livro tem provocado reações positivas nos leitores mais variados

“Fantástico… Brutal… Emocional… Sim, emocional, pois fez-me sorrir… rir… e até chorar. Este livro é mais que um livro, é uma conversa com o Autor porque, quando se escreve com esta fluidez, quando se dá conta, chegou ao fim, e fica a vontade de mais…”

Jorge Marques – Diretor-geral da Sorrisos Latinos

“Não é um livro qualquer… livros digitais podem ser mais aliciantes e este é! Inspirador, revolucionário e retrospetivo.”

Paula Dinis – Setor cultural da Embaixada do Brasil em Lisboa

“Eu me deleitei lendo o livro do Raul de Orofino. Ele conta as nossas histórias. Mostra que quando escolhemos pelo amor tudo se resignifica! Ganha um significado imensamente maior.”

Bianca Graham Ferreira – Estilista e artesã

“Curioso, comecei a leitura no sábado e terminei, com um sorriso nos lábios e uma lágrima nos olhos, no domingo! Fácil de ler, o livro toca-nos o coração como tocam os belos pôr do sol das tardes limpas de outono. Um livro que deve ser degustado!”

André Vigorito – Sócio e diretor da EKO Construtora

O autor

Raul Orofino é ator, autor, escritor, palestrante e professor de Inteligência Emocional, tendo mais de 5.000 apresentações no seu currículo.

Em 1990, criou no Brasil o projeto inovador “Teatro ao Domicílio” e, em 1993, foi também precursor do projeto “Teatro em Aviões”, o que mereceu uma menção na revista norte-americana Time Magazine pelo facto de ser o primeiro homem no planeta a fazer teatro a bordo de um voo comercial.

A partir daí, começou a apresentar os seus espetáculos nas empresas. Sendo autor, no final do espetáculo conversava com os colaboradores das empresas sobre as histórias a que tinham assistido. Estas conversas tornaram-se uma palestra e, desta forma, Raul tornou-se um ator-palestrante.

Em 1999, começa a apresentar-se na Europa, primeiro em Portugal e mais tarde em Espanha e Itália, onde apresenta os seus espetáculos nas respetivas línguas nativas. Depois veio África, designadamente Angola e Cabo Verde, repartindo hoje o seu tempo por apresentações nestes vários mercados.

Durante três anos, Raul ministrou aulas de Inteligência Emocional numa pós-graduação em Gestão Hoteleira no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), atual Universidade Europeia. Foi quanto bastou para que, a partir daí, as empresas começassem a requisitar estas aulas para os seus trabalhadores. Raul transformou-as então num formato workshop que aplica hoje em dia em programas de vendas, de liderança, de atenção ao cliente ou, mais genericamente, em ações de formação dirigidas a todos os funcionários das empresas. 

Em 2010, é publicado em Portugal o seu primeiro livro: “Mário, o Teu Humor Está no Armário” (Edições Vogais e Cia.), que conta como as pessoas mudaram as suas atitudes no trabalho e na vida pessoal depois de terem aprendido a “alimentar-se de humor” nos vários países por onde atuou. O seu trabalho está igualmente documentado no livro italiano “Teatro d’ Impresa”, de Renata Borgato e Paolo Vergnani (Edição FrancoAngeli), que relata a sua história dentro do universo corporativo.

Entre 2014 e 2016, também colaborou no Brasil com a Escola de Negócios Fundação Dom Cabral, uma das mais conceituadas escolas de negócios a nível internacional (no top 10 mundial do ranking do jornal Financial Times e a número 1 da América Latina), onde apresentou os seus espetáculos-palestras em vários estados brasileiros.

Em 2019, participou de um inovador projeto em parceria com o jornal Dinheiro Vivo, com o designado Xarope Emocional, uma web-série de 21 episódios de 2 minutos cada, que retratam com humor os comportamentos de personagens com desequilíbrios emocionais nas empresas. Os episódios foram publicados semanalmente no site www.dinheirovivo.pt.

Em 2020, Raul de Orofino volta a inovar com a criação do Teatro-Palestra Online, onde apresenta, via plataformas eletrónicas, comédias-palestra para motivar as pessoas durante e após o período de confinamento motivado pela pandemia de COVID-19.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Encontro às Cegas

Imagina, por um dia, que ficarias cega. Deixarias de ver tudo o
Ir Para Cima