“Regresso às aulas em pandemia: desafios sociais e digitais” é tema de conversa online

Setembro 4, 2020 Atualidade, Cultura, Educação, Mundo

Evento organizado pela Ajuda em Ação tem Fernanda Freitas como moderadora

Por esta altura, a preparação do regresso às aulas é um ritual comum para pais e professores. Mas em tempos nada comuns como os que vivemos, com que novos desafios sociais e digitais podemos contar? Como ONG que tem a educação como um dos seus principais pilares de ação, a Ajuda em Ação acredita “que este é um debate essencial, sobretudo porque o voltar à escola em tempos de pandemia levanta várias questões que vão além do uso, ou não, de máscara e do distanciamento social. Além disso, não nos podemos esquecer que a COVID-19 acentuou o problema da exclusão digital de muitas crianças durante o confinamento”, refere em nota.



Para debater este tema fundamental a partir da sua experiência profissional, a ONG de origem espanhola convidou Lorena Boga – Ajuda em Ação Galiza -, David Botas – Assessor da Direção do Agrupamento de Escolas de Camarate -, Manuel Fernandes – Agência Nacional Erasmus – e Roger Meintjes – Fundador do FUNDAKIT – para uma conversa moderada pela jornalista e autora Fernanda Freitas.

A organização convida todos a juntarem-se a esta conversa online, que é a terceira sessão gratuita do Ciclo de Conversas Online Ajuda em Ação, já no dia 9 de setembro, às 17h30, via ZOOM para ouvir as reflexões dos convidados e, se quiserem, colocar questões através da opção Q&A. 

“Temos a certeza que esta é uma conversa online gratuita que não vai querer perder”, exalta a ONG. Para participar, pode clicar no link que se segue e registar-se: https://ajudaemacao.org/webinars/conversa-online-regresso-as-aulas-pandemia/. Depois, receberá um outro link para se juntar à conversa.  

Os convidados:

Lorena Boga, Ajuda em Ação Galiza

Trabalha na área de Ação Social e Educativa da Ajuda em Ação Galiza, onde coordena projetos de intervenção socioeducativa e de sensibilização social. É Educadora Social e Técnica Superior em Integração Social e Mestre em Políticas Sociais e Intervenção Sociocomunitária – especialização nas áreas de género, envelhecimento e transformações familiares – pela Universidade da Corunha. Juntamente com cinco colegas, criou a Associação Simbiose, que visa estabelecer relações de sinergias entre as pessoas e entidades da cidade da Corunha. Aí, desenvolve, atualmente, trabalhos relacionados com a organização de atividades vinculadas a entidades sociais locais ou com o fomento da participação local, especialmente da comunidade que conta com menos oportunidades. Desenvolveu diferentes projetos de investigação e voluntariado em Portugal e na Polónia, já no Equador, e com a ONG Ajuda em Ação, realizou uma experiência de voluntariado e de sensibilização para os direitos da infância.

David Botas, Assessor da Direção do Agrupamento de Escolas de Camarate

Concluiu a licenciatura em Professores do Ensino Básico (1º ciclo) pelo Instituto Politécnico da Guarda, em 2003, realizando posteriormente uma Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor através do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (2013). Ao longo do seu percurso profissional já trabalhou como animador, sendo professor do 1º ciclo desde 2004. Atualmente, é também Assessor da Direção do Agrupamento de Escolas de Camarate, uma entidade parceira da Ajuda em Ação.

Moderadora: Fernanda Freitas (Foto: DR)

Manuel Fernandes, Agência Nacional Erasmus

É licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e pós-graduado em Educação e Sociedade. Foi professor do ensino secundário e exerceu funções ao nível da Educação e Formação de Adultos, em especial em programas de combate à exclusão social. Além disso, foi Diretor de uma instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco. Ao longo de todo o seu percurso profissional, focou-se no desenvolvimento e negociação de estratégias de empoderamento de públicos mais vulneráveis ou em risco de exclusão social. Atualmente, trabalha na Agência Nacional Erasmus, Educação e Formação, onde integra a equipa da ação-chave 2 – parcerias estratégicas no setor do ensino escolar.

Roger Meintjes – Fundador do FUNDAKIT

Tem uma licenciatura em Belas Artes pela Universidade da Cidade do Cabo, um mestrado em Computational Studio Arts pela Universidade de Londres e um doutoramento em Engenharia pela Universidade de Bremen. Na África do Sul, o seu percurso profissional ficou marcado pela integração numa cooperativa de fotógrafos que se insurgiu contra o apartheid e, no seguimento da democracia, pelo trabalho realizado no Museu Robben Island. É o fundador do projeto FUNDAKIT, uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve kits de co-construção vocacionados para jovens que permitem desenvolver projetos multiutilizadores e estimulam a aquisição de novos conhecimentos e aptidões através do design – ao nível do digital, do pensamento crítico e criativo, da colaboração e da comunicação.

A Ajuda em Ação é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional de origem espanhola com presença em Portugal. Foi fundada em 1981 e atua em áreas como a pobreza, a desigualdade, a vulnerabilidade, a exclusão social e as alterações climáticas, com o objetivo de potenciar a dignidade e solidariedade para a construção de um mundo mais justo. Atualmente, juntou à sua missão a luta contra a disseminação do coronavírus e a pobreza, um dos seus efeitos colaterais, sempre com um olhar atento sobre as grandes repercussões sociais e digitais que a pandemia instalou.

Imagens: DR.

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