Reitor da Universidade Lúrio visita o IPCA e estabelece parcerias de cooperação internacional

Maio 18, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) recebeu o Professor Doutor Francisco Noa, Reitor da Universidade LÚRIO, situada em Nampula (Moçambique), no âmbito da cooperação internacional entre instituições de ensino superior.



A visita decorreu entre os dias 8 e 12 maio e culminou com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes e o Reitor da UNILÚRIO, Francisco Noa, que decorreu à margem da cerimónia de Entrega de Cartas do IPCA, no passado dia 12.

“Foi uma semana intensa, mas muito instrutiva para mim. Temos a certeza que este elo entre as instituições vai contribuir para o desenvolvimento da UNILÚRIO e do IPCA”, sublinhou referido o Reitor no decorrer do seu discurso.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se agradecida e comovida com a presença e discurso do Reitor na cerimónia de entrega de cartas de curso e referiu estar “certa que, de uma forma ou de outra, o IPCA e a Universidade Lúrio, duas jovens instituições de ensino superior público em crescimento, irão contribuir muito para o desenvolvimento de Moçambique e para a qualificação dos seus estudantes”.

O programa da visita incluiu várias reuniões de trabalho com a direção e as Escolas do IPCA, uma reunião com os estudantes PALOP a estudar no IPCA, e uma palestra ministrada pelo Reitor da UNILÚRIO, a toda a comunidade, sobre o tema “O Papel de África no mundo do seculo XXI”. Foi com entusiasmo que estudantes e professores participaram nesta palestra e perceberam que cada um pode contribuir para fazer crescer e desenvolver o continente Africano.

Durante a visita foi, ainda, possível visitar os Polos do IPCA em Braga e Guimarães, bem como as instalações da futura Escola-Hotel do IPCA, tendo o reitor reunido, também, com os Presidentes dos municípios de Braga, Guimarães e Esposende.

O IPCA e a UNILÚRIO assinaram o acordo de cooperação nas vertentes da mobilidade internacional e da investigação aplicada, bem como no apoio do IPCA a projetos da UNILÚRIO e a programas de voluntariado em Nampula, Moçambique.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Santa Maria FC já joga

Iniciaram os jogos do futebol distrital, organizados pela Associação de Futebol de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima