Reitor da Universidade Lúrio visita o IPCA e estabelece parcerias de cooperação internacional

Maio 18, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) recebeu o Professor Doutor Francisco Noa, Reitor da Universidade LÚRIO, situada em Nampula (Moçambique), no âmbito da cooperação internacional entre instituições de ensino superior.



A visita decorreu entre os dias 8 e 12 maio e culminou com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes e o Reitor da UNILÚRIO, Francisco Noa, que decorreu à margem da cerimónia de Entrega de Cartas do IPCA, no passado dia 12.

“Foi uma semana intensa, mas muito instrutiva para mim. Temos a certeza que este elo entre as instituições vai contribuir para o desenvolvimento da UNILÚRIO e do IPCA”, sublinhou referido o Reitor no decorrer do seu discurso.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se agradecida e comovida com a presença e discurso do Reitor na cerimónia de entrega de cartas de curso e referiu estar “certa que, de uma forma ou de outra, o IPCA e a Universidade Lúrio, duas jovens instituições de ensino superior público em crescimento, irão contribuir muito para o desenvolvimento de Moçambique e para a qualificação dos seus estudantes”.

O programa da visita incluiu várias reuniões de trabalho com a direção e as Escolas do IPCA, uma reunião com os estudantes PALOP a estudar no IPCA, e uma palestra ministrada pelo Reitor da UNILÚRIO, a toda a comunidade, sobre o tema “O Papel de África no mundo do seculo XXI”. Foi com entusiasmo que estudantes e professores participaram nesta palestra e perceberam que cada um pode contribuir para fazer crescer e desenvolver o continente Africano.

Durante a visita foi, ainda, possível visitar os Polos do IPCA em Braga e Guimarães, bem como as instalações da futura Escola-Hotel do IPCA, tendo o reitor reunido, também, com os Presidentes dos municípios de Braga, Guimarães e Esposende.

O IPCA e a UNILÚRIO assinaram o acordo de cooperação nas vertentes da mobilidade internacional e da investigação aplicada, bem como no apoio do IPCA a projetos da UNILÚRIO e a programas de voluntariado em Nampula, Moçambique.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima