Quem tem passado pelo local, já deverá ter reparado que iniciaram obras na Rua Irmã S.Romão. De acordo com o Município de Barcelos trata-se da requalificação urbana dessa via, numa obra com um custo de 309.324,65€, acrescido de IVA, e com prazo de execução de 150 dias. A obra será realizada pela empresa Martins e Filhos, Lda.
A Rua Irmã S. Romão encontra-se inserida em área de proteção e salvaguarda do centro histórico da cidade de Barcelos, possuindo uma importante função na ligação entre as áreas nascente e poente da cidade, designadamente no que respeita aos acessos entre a Avenida D. Nuno Álvares Pereira, e zona das escolas, com o Campo 5 de Outubro e a Avenida da Liberdade.
A empreitada tem por base a revitalização espacial da zona de intervenção, cujas ações operativas incidem na reabertura da circulação viária, na organização das zonas pedonais, estruturas verdes e na reorganização do parqueamento automóvel da zona.
A intervenção prevê a abertura de uma via automóvel de um só sentido, com circulação desde o Campo 5 de Outubro (poente) para a Rua D. Nuno Álvares Pereira (nascente), possibilitando a circulação em torno de um dos principais quarteirões da cidade e facilitar os acessos às zonas comerciais. A entrada na rua pela Avenida D. Nuno Álvares Pereira será mantida com acesso condicionado (via sem saída com possibilidade de inversão de marcha), de forma a possibilitar o acesso a garagens e comércio local.
No que diz respeito ao parqueamento, a solução será alternada entre estacionamento perpendicular (vertente norte e Travessa da Teixeirinha) e paralelo (na vertente sul) à via, num total de 45 lugares, dos quais 2 são destinados a pessoas com mobilidade condicionada e 1 para cargas e descargas.
Fonte e foto: CMB.