Rotary Club de Barcelos – Plano de ação

Agosto 2, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O Rotary é uma organização de Líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética e ajudam a estabelecer a paz. Todos os Clubes Rotários partilham um objetivo fundamental que consiste em realizar projetos de âmbito local, nacional e mundial.



Este ano em particular, devido à conjuntura provocada pela COVID-19, que trouxe impactos a nível pessoal e profissional para todos nós, é um desafio para o Rotary e para quem lidera um grupo rotário, tendo obrigado a um reajuste no planeamento do Ano Rotário 20/21, o qual vai ser delineado à medida da necessidade local.

Porém, em traços gerais, pretendemos manter projetos do Rotary Internacional como a Erradicação da Poliomielite, através da Campanha de recolha de fundos para vacinação “End Polio Now”, a Cegueira Evitável e atuar na nova área de foco do Rotary que é o Meio Ambiente, tendo já realizado uma Palestra/reflexão sobre a situação ambiental na nossa comunidade, no passado dia 28/07/2020, Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se realizou com a colaboração da associação Amigos da Montanha.

A nível Distrital, é intenção participar em projetos com outros Clubes como é o caso do Jardim de Infância em Cacheu, Guiné-Bissau, e a organização do RYLA (Prémios Rotary de Liderança Juvenil).

Localmente, pretendemos apoiar jovens estudantes, desempregados e famílias afetadas pela conjetura; impulsionar programas já existentes no Clube como a cedência de cadeiras de rodas a famílias ou instituições; concluir projetos de anos transatos; e organizar seminários, conferências e palestras sobre temas da atualidade e formação rotária.

Não permitiremos que a pandemia nos domine. Na verdade, a história mostra que os Rotários são visionários e procuramos o ideal em que todos vivam num mundo melhor. Ao mesmo tempo, somos resilientes e capazes de resistir a desafios.

Aproveitemos, então, as oportunidades e da adversidade criaremos vantagens, pois é neste tempo que o Rotary pode intervir e a comunidade mais irá necessitar da nossa participação.

É o que iremos fazer, pois somos pessoas de ação e não temos tempo a perder.

O Rotary Abre Oportunidades!

Por: Manuela Briote* – Presidente do Rotary Club de Barcelos (2020-2021).

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Conquista saborosa

Olá, caríssimos leitores do BnH! Espero que se encontrem bem, protegidos e,

Vendas automáticas

As vendas automáticas encontram-se regulamentadas pelo Decreto-Lei nº 24/2014, de 14 de
Ir Para Cima