Rotary de Barcelos e Delegação barcelense da Liga Portuguesa Contra o Cancro ajudam a descomplicar o Cancro

Fevereiro 19, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

No passado sábado, dia 15 de fevereiro, pelas 16h00, o Auditório Dr. António Martins, na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) ficou bem preenchido para a palestra “Descomplica o Cancro”, organizada pelo Rotary Club de Barcelos e a Delegação de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).



O evento contou com as intervenções de José Mariz, do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, de Marta Peixoto e Tatiana Cunha, do IPO de Coimbra, de Isaque Ferreira, Delegado de Barcelos da LPCC, de Ângela Leal e Sandra Varzim, igualmente desta Delegação. A palestra foi moderada por Cláudia Santos, Presidente do Rotary Clube de Barcelos, e foi encerrada pela intervenção de Vítor Veloso, Presidente da LPCC – Núcleo Regional do Norte.

José Mariz “descomplicou” o Cancro, salientando que as pessoas sofrem desta patologia porque são constituídas por células, dando ainda mais informações que fizeram com que os presentes pudessem “olhar” para o cancro como uma doença, sim, grave e cada vez mais comum, mas, igualmente, com cada vez mais possibilidades de cura. Marta Peixoto e Tatiana Cunha partilharam as suas intervenções, que versaram mais sobre os aspetos médicos e técnicos, falando de prevenção primária (atitudes a tomar para evitar o cancro, evitando comportamentos e ações de risco) e prevenção secundária (detetar a doença de uma forma ainda prematura ou inicial).

Pelo lado da Delegação de Barcelos, Ângela Leal apresentou dados sobre a ação da delegação barcelense e Sandra Varzim apresentou o plano de atividades para futuro.

Cláudia Santos, em declarações ao Barcelos na Hora, deixou o agradecimento ao IPCA, “que nos acolheu e proporcionou um espaço condigno e acolhedor, e, também, ao testemunho de vida da Provedora do Estudante, Professora Irene Portela”. Agradeceu, igualmente, a todos os interventores, à Minho TV, Barcelos na Hora, Rádio Barcelos e Rádio Cávado, assim como, “a todos os que optaram por estar presentes e semear, em si, novas visões sobre uma problemática que a todos pode afetar”.

Como balanço, a Presidente do Rotary de Barcelos sente que alcançaram o objetivo “de mostrar à comunidade de Barcelos que não estão sozinhos e que existe uma delegação à qual se podem dirigir e onde serão atendidos com discrição e carinho”, de “alertar para os cuidados a ter para uma vida mais saudável, para uma vida com menos medo e mais positiva”. Para além dos objetivos, na opinião desta responsável, também foram construídas pontes “entre os estudantes e a Liga, através do desafio lançado pela Professora Irene Portela, provedora do estudante do IPCA” e “entre os profissionais e a assembleia, pelas dúvidas que foram esclarecidas no momento”.

“No final, saímos com a mensagem que devemos levar uma vida calma, viver o dia a dia de forma feliz e saudável, sendo vigilantes no nosso primeiro templo, que deve ser o nosso corpo. E, assim, tudo correrá bem. Temos que acreditar que é possível um futuro positivo, desde que o primeiro foco sejamos nós, na nossa paz interior e saúde. Somos gratos, enquanto Rotary Club de Barcelos, por estarmos inseridos numa comunidade que se pretende informar e, assim, fazer valer a pena, arregaçar as mangas e investir em momentos como este”, concluiu.

Já Isaque Ferreira, Delegado de Barcelos da LPCC, ao Barcelos na Hora, também deixou o agradecimento a todos os preletores presentes, assim como, à Minho TV, “pela transmissão em direto para as redes sociais do evento” e ao Barcelos na Hora, Rádio Barcelos e Rádio Cávado “pela divulgação do evento”.

Sobre esta iniciativa, o Delegado salientou que ”quando fomos convidados, Delegação de Barcelos da LPCC, pelo Rotary Club de Barcelos para sermos apresentados ao Rotary, seria com o objetivo de apenas apresentar a Delegação e os seus serviços. No entanto, a ambição de ambos os intervenientes sentiu necessidade de expandir e enriquecer o evento à comunidade. Assim, cresceu a ideia desta palestra ‘Descomplicar o Cancro’”, concluindo que “os objetivos a que nos propusemos superaram todas as expectativas”.

Ainda sobre o evento, Isaque Ferreira considerou que “quem participou neste evento, reteve que é possível, para além de viver com o cancro, ter qualidade de vida e, acima de tudo, preveni-lo de forma muito simples, bastando assumir alguns cuidados no dia a dia. Por outro lado, teve oportunidade de conhecer a Delegação de Barcelos da LPCC na sua essência e o seu plano de atividades para 2020”.

Para futuro, pretendem “manter a parceria com o Rotary Club de Barcelos, assim como, com outras instituições/entidades que possam precisar dos nossos serviços, mas também, colaborar connosco em atividades futuras. O lema da Delegação de Barcelos será sempre apoiar o doente oncológico e os seus familiares seja em que contexto for”.

A palestra foi encerrada por Vítor Veloso, Presidente da LPCC – Núcleo Regional do Norte, que enalteceu o trabalho da Delegação de Barcelos e o seu plano de atividades para 2020, salientando que em Barcelos a LPCC está muito bem representada.

Este evento, para quem não teve oportunidade de estar presente, pode ser acompanhado no direto que foi realizado pela Minho TV.

Fotos: BnH.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima