Rui Barbosa Batista lança livro “BornFreee – O mundo é uma aventura”

Outubro 7, 2020 Atualidade, Cultura, Mundo

BornFreee – O mundo é uma aventura” é o primeiro livro do autor português, Rui Barbosa Batista, que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco Continentes, não em formato de guia, mas antes, em 348 inspiradoras páginas.



É um livro com crónicas de situações incríveis que narram como o autor conheceu, em viagem, Muammar Kadhafi, tentou entrar na sede do KGB, explorou o maior campo de refugiados do Mundo, privou com povos guerreiros na Etiópia, esteve para morrer no Laos ou, entre outras, ouviu histórias de descendentes de piratas portugueses nas Caraíbas.

Os relatos deste livro, editado pela IDIOTEQUE, e que chega às livrarias a 13 de outubro, narram histórias deste blogger e jornalista que ama o imprevisto, tem paixão pelas pessoas e anda na estrada ao sabor do vento, sem preconceitos ou roteiro definido.

Inclui um bloco de mais de 80 fotografias, que nos transportam a locais improváveis, os menos massificados no Planeta.

Nas palavras do autor, “este livro convida-nos a deslocar-nos aos destinos ‘B’, os menos óbvios, menos procurados e menos fáceis logisticamente, logo, mais desafiantes e, sobretudo, mais genuínos”.

Capa do livro (Imagem: DR)

Visitar autoproclamados ‘países’ que não existem, como Nagorno-Karabakh ou Transnístria, observar o quotidiano de mulheres ibaditas, na Argélia, que vêm o Mundo por apenas um olho e a problemática do povo aborígene, na Austrália, aprender a realidade da misteriosa Arábia Saudita, perceber a dinâmica do sul-africano bairro do Soweto, de Nelson Mandela, ou deparar-nos com desastres ambientais como o do Mar Aral, no Uzbequistão, são igualmente experiências que o leitor poderá ter.

A tudo isto, junta-se a ousadia de penetrar no abandono de um aeroporto na Arménia e da sede do partido Comunista da Bulgária em remota montanha (Buzludzha), calcorrear as idílicas paisagens da Argentina, Nova Zelândia e Islândia, sentir na pele a zona mais quente do Globo, na Depressão de Danakil, viver reencontros impossíveis em Myanmar, conhecer, no Quénia, a maior favela de África e viver o caos de um devastador tufão nas Filipinas, entre outras histórias.

BornFreee – O mundo é uma aventura” fala-nos de atitude em viagem, de felizes acasos e de cumplicidades e de partilha com estranhos. Vai inspirar-nos, fazer-nos rir, chorar, provocar-nos inúmeras emoções e até nos fará temer pela vida do autor.

São experiências que nos apresentam pessoas inspiradoras, nos levam a transportes públicos épicos, nos fazem sofrer em fronteiras problemáticas, suspirar com imprevistos e momentos caricatos, sonhar com lugares marcantes…sempre a dar-nos novos olhos à viagem, com espírito aberto, respeitador das culturas e da sua identidade.

Rui Barbosa Batista é jornalista na Agência Lusa, blogger e líder de viagens, e um apaixonado pelos mundos deste Planeta.

O autor Rui Barbosa Batista (Foto: DR)

Viaja com mochila aliviada de barreiras ou qualquer tipo de preconceito e com esta já percorreu mais de 110 países. De cada um deles guarda inúmeras experiências que dão textura, corpo e singularidade ao seu blogue de viagens BornFreee.

É vice-presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses e desempenha igual cargo na centenária Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense.

Imagens: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima